Olimpíadas | Gazeta Esportiva.Net | 11/08/2008 15h44

Ketleyn faz história e conquista 1ª medalha individual feminina

Compartilhe:

Pequim (China) - A judoca Ketleyn Quadros fez história na manhã desta segunda-feira (no Brasil) e conquistou a primeira medalha feminina individual do país em Jogos Olímpicos. Na repescagem do torneio olímpico em Pequim, ela venceu a australiana Maria Pekli por wazari no golden score e garantiu o bronze: primeira medalha brasileira nos Jogos chineses.

Até hoje, os melhores resultados individuais de brasileiras em Olimpíadas havia sido os quartos lugares de Natália Falavigna, do taekwondo, em Atenas-2004, e Aída dos Santos, no salto em altura, em Tóquio-64. A conquista foi especial também para o judô feminino, que perseguia sua primeira medalha desde a estréia no programa olímpico em Barcelona-92.

Esta é a 13º medalha olímpica do judô na história, sendo duas de ouro e três de prata. A modalidade mantém-se em pódios consecutivos desde os Jogos de Los Angeles-84. Em Atenas-2004 também foi o judô, com o bronze do leve Leandro Guilheiro, a primeira modalidade a conquistar medalha para o Brasil

O caminho de Ketleyn até o bronze começou com uma vitória sobre a sul-coreana Sinyoung Kang por yuko. Na rodada seguinte, ela foi superada pela holandesa Deborah Gravenstijn, que passou à decisão do ouro, mas foi superada pela italiana Giulia Quintavale por yuko.

Na repescagem, a brasileira superou a espanhola Isabel Fernandez que foi campeã olímpica da categoria em Sydney-2000 e bronze nos Jogos de Atlanta-96. Na seqüência, Ketleyn despachou a japonesa Aiko Sato, campeã asiática, por ippon.

Na luta decisiva, Ketleyn não se intimidou com o histórico da australiana, bronze nos Jogos de Sydney-2000, e foi para o ataque. A adversária recebeu uma punição e a brasileira assumiu a liderança por koka.

Ketleyn manteve a postura agressiva, mas a 36 segundos do final do tempo regular, arbitragem acabou punindo também a brasileira deixando tudo igual na pontuação. No golden score, a arbitragem chegou a se reunir para discutir uma nova punição em Pekli, mas nada foi dado.

Logo na seqüência, Ketleyn encaixou o wazari, definindo o confronto.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS