Olimpíadas | Gazeta Esportiva.Net | 26/02/2008 15h30

Jade abdica de revezamento da tocha e cede lugar a Emanuel

Compartilhe:

São Paulo (SP) - Eleita pelo público em uma votação na internet, a ginasta Jade Barbosa não será mais a representante nacional no revezamento da tocha dos Jogos Olímpicos de Pequim. A jovem atleta alegou questões profissionais e abdicou do carregamento e abriu espaço para que Emanuel, do vôlei de praia, seja o atleta do Brasil durante a passagem da chama em Buenos Aires, na Argentina, em abril.

A ginasta de 16 anos havia conquistado o direito de ser a representante brasileira após superar o nadador Thiago Pereira em uma eleição promovida pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Sem Jade Barbosa, que deverá integrar a equipe nacional na etapa de Cottbus da Copa do Mundo de ginástica, entre 11 e 13 de abril, a honra de carregar a tocha caberá ao paranaense campeão olímpico em Atenas-2004, Emanuel, que terá a companhia nas ruas portenhas do parceiro Ricardo.

O anúncio da nomeação de Emanuel aconteceu no lançamento do novo patrocínio da dupla, com uma empresa de computação parceira dos Jogos de 2008 e também do revezamento da tocha.

"É uma honra carregar a tocha e representar o Brasil no revezamento", comemorou Emanuel. "Para mim, será como representar o país e encaro essa participação como uma homenagem. Além disso, estamos felizes porque não pudemos participar da cerimônia da tocha nos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro porque estávamos em competições pelo Circuito Mundial", completou.

Mesmo participando do revezamento, o Brasil não receberá a tocha de Pequim-2008. Como o país fez parte do itinerário da chama de Atenas-2004 no Rio de Janeiro quatro anos atrás, desta vez a contemplada foi a capital argentina, que dividirá com a norte-americana São Francisco o título de representantes do continente americano por que passará a tocha.

Desentendimentos: Em contato telefônico com a reportagem da Gazeta Esportiva.Net, César Barbosa, pai de Jade, lamentou o fato de a atleta não poder representar o Brasil na passagem da tocha pela América do Sul e culpou a Confederação Brasileira de Ginástica pelo caso.

"Quando recebi o projeto da empresa, encaminhei à Eliane Martins (diretora geral da CBG) por e-mail com as datas dos eventos, para que não coincidisse com nenhuma outra competição", iniciou César Barbosa. "A entidade estava sabendo do cronograma e não se manifestou sobre torneios. Toda a Confederação votou na Jade. Não posso jogar a responsabilidade da desistência para cima da menina", emendou.

Embora representantes da empresa de computação tenham informado que a iniciativa da renúncia à participação no evento da tocha partiu de Jade, César Barbosa negou. "Não partiu dela e sim da CBG, mas não vão falar isso. Sabemos que é véspera de Olimpíadas e os atletas têm que competir, mas a Confederação poderia ter nos passado isso desde o começo. E eu sou só o pai dela, não posso obrigá-la a desistir ou não de um torneio. Vamos fazer o quê? É uma situação constrangedora e não temos poderes".

Ainda em contato com a GE.Net, a CBG deu uma outra versão para o caso por meio de Eliane Martins. "Nunca fomos contatados pelo projeto da tocha em Buenos Aires e só ficamos sabendo disso depois a Jade ser escolhida. Não participamos do projeto, que é particular da atleta com o pai. A Jade não conversou comigo e a Confederação não foi envolvida, mas se soubéssemos desde o começo, teríamos avisado que a data coincidiria com a da etapa de Cottbus", alegou a dirigente.

Quando questionada sobre o caso hipotético de a ginasta fazer questão de participar do revezamento da chama olímpica em Buenos Aires, Eliane foi sucinta: "Há uma programação pré-estabelecida para as atletas. Mas o que é mais importante nesta fase, a preparação ou a tocha? A Jade é inteligente e deve ter analisado a situação sozinha", resumiu.

O COB, por sua vez, se eximiu da participação no evento. De acordo com a assessoria, desde o início a empresa de computação foi a responsável pela organização do revezamento da tocha dos Jogos Olímpicos de 2008 e da nomeação dos atletas para conduzir a chama.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS