Olimpíadas | Gazeta Esportiva.Net | 18/08/2008 11h09

Isabel Swan e Fernanda Oliveira pegam bronze inédito na vela

Compartilhe:

Qingdao (China) - Um resultado inédito e histórico para o Brasil. Nesta segunda-feira, Isabel Swan e Fernanda Oliveira venceram a regata da medalha da classe 470, garantiram o bronze e tornaram-se as primeiras mulheres do país a conquistarem uma medalha na vela.

O ouro ficou com a dupla da Austrália (Elise Rechichi e Tessa Parkinson), enquanto a Holanda (Marcelien de Koning e Lobke Berkhout) garantiu a prata.

Na regata da medalha, que é mais curta e vale o dobro de pontos, nesta segunda-feira, as brasileiras largaram bem e passaram as duas primeiras marcações na segunda colocação.

Na terceira marcação, as brasileiras conseguiram ultrapassar a embarcação de Israel e passaram a liderar a prova. Neste momento, Isabel e Fernanda estavam ficando com a prata, visto que o barco das holandesas estava na última colocação.

Contudo, as holandesas melhoraram seu desempenho, chegando à sexta colocação, o que deixava as brasileiras com o bronze.

Com tranqüilidade, as brasileiras cruzaram a linha de chegada na frente e garantiram o bronze, se jogando na água para comemorar.

Desta forma, as brasileiras, quartas colocadas no mundial de 2006, escrevem seus nomes na história da vela brasileira como as primeiras velejadoras do país a conquistarem uma medalha olímpica.

Com a medalha de bronze da vela, o Brasil chega a seis medalhas (uma de ouro e cinco de bronze)até aqui nos Jogos de Pequim.

Além disto, a vela se iguala ao judô como modalidades do Brasil que mais somam medalhas olímpicas - cada um dos esportes têm 15 medalhas.

 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS