Olimpíadas | Gazeta Esportiva.Net | 04/08/2008 14h00

Explosão mata 16 na China a apenas quatro dias da abertura

Compartilhe:

Kashi (China) - Faltando apenas quatro dias para a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, explosões de granada mataram ao menos 16 policiais e feriram outros 16 na região autônoma chinesa de Xinjiang. O governo do país não confirma a hipótese de que o atentado tenha relação com o evento esportivo.

De acordo com os jornais chineses, todos estatais, dois caminhões furaram um posto de controle na cidade de Kashi, próximo ao Tajiquistão e ao Quirguistão. Seus dois ocupantes então lançaram duas granadas em direção aos policiais - eles acabaram presos.

Porém, em entrevista coletiva concedida nesta segunda, a porta-voz do Comitê Organizador, Sun Weide, ressaltou a segurança dos Jogos. "Reforçamos a segurança na Vila Olímpica e nos lugares dos eventos. Estamos bem preparados para lidar com qualquer tipo de ameaça. Pegamos informações com cidades que também já sediaram os Jogos e estabelecemos um eficaz sistema de comando", assegurou.

Porta-voz do Comitê Olímpico Internacional (COI), Giselle Davies descartou que a entidade esteja preocupada com o atentado em Xinjiang.  "Não podemos tomar qualquer reação imediata. Confiamos que o governo chinês vai fazer tudo o que for humanamente possível para garantir a segurança dos Jogos. Não dá para fazer nenhuma relação com o evento. Se as autoridades chinesas acharem necessário, elas vão nos instruir", destacou.

Distante mais de 3000 quilômetros de Pequim, a região de Xinjiang é composta majoritariamente por muçulmanos e possui alguns grupos separatistas. Segundo o governo chinês, eles são uma das principais ameaças ao bom andamento dos Jogos.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS