Olimpíadas | UOL | 13/12/2007 20h18

Em meio à polêmica, Rogge diz que a Copa vai ajudar Rio-2016

Compartilhe:

Rio de Janeiro (RJ) - Presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge entrou na polêmica da Copa do Mundo de 2014. Em entrevista ao jornal Chicago Tribune, ele afirmou que o fato de o Brasil estar organizando a Copa da Fifa ajuda na candidatura do Rio de Janeiro para as Olimpíadas de 2016.

De acordo com matéria publicada no jornal Folha de S. Paulo nesta quinta-feira, um membro do COI que não quis se identificar disse que o tema foi abordado nos três dias de reuniões de seu Comitê Executivo, que terminou na quarta-feira na Suíça. Os rumores, nos bastidores, seriam de que os brasileiros poderiam retirar o Rio da disputa antes do prazo dado às pretendentes para responder ao questionário do COI - 14 de janeiro.

"O Rio 2016 seria beneficiado com os investimentos realizados para a Copa do Mundo da Fifa. Passaria a contar com melhores estradas, novos estádios, novos serviços, mais infra-estrutura. Também teria uma grande rede de voluntários que poderiam ser utilizados pelo Rio no caso da cidade ser escolhida para sediar os Jogos", opinou Rogge.

O dirigente ainda afirmou que não acredita que o Mundial de futebol pode ser um problema brasileiro. "Não penso que os integrantes do COI vão relacionar um voto potencial para 2016 em algo que possa acontecer em 2014. São dois eleitorados diferentes. Não acredito que um vá impedir o outro", afirmou.

Sete cidades são aspirantes a organizar os Jogos Olímpicos de 2016. Além do Rio de Janeiro, manifestaram desejo de receber o evento esportivo Baku (Azerbaijão), Chicago (Estados Unidos), Doha (Emirados Árabes Unidos), Madri (Espanha), Praga (República Tcheca) e Tóquio (Japão).

Em junho de 2008, o Comitê Olímpico Internacional anuncia as cidades que se tornam oficialmente candidatas a receber os Jogos. A escolha da vencedora será realizada em 2 de outubro de 1999, na cidade de Copenhague (Dinamarca).

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS