Olimpíadas | UOL | 07/08/2008 19h19

Em jogo-treino tenso, basquete feminino vence Nova Zelândia

Compartilhe:

São Paulo (SP) - A seleção brasileira feminina de basquete derrotou a Nova Zelândia por 76 a 74 em jogo-treino nesta quinta-feira em Pequim, em amistoso marcado pela tensão entre as seleções.

No fim do terceiro período, quando o Brasil chegou a abrir 25 pontos de vantagem no marcador, a ala/pivô Mamá sofreu uma cotovelada de uma das atletas da equipe adversária. Irritada, a brasileira exigiu uma explicação da rival, e as duas iniciaram uma ríspida discussão, que quase acabou em pancadaria.

"Foi uma cotovelada na boca desnecessária, já que se tratava de um amistoso", contou por telefone Edílson Franca, chefe da equipe brasileira de basquete em Pequim. "Na hora, a Mamá levou a mão à boca, e eu tive que segurá-la para que a situação não fugisse do controle."

De acordo com Franca, como não houve arbitragem oficial, ele próprio e outro integrante da equipe da Nova Zelândia desempenharam a função de árbitros da partida.

Após o incidente, com a liderança tranqüila do jogo, o técnico Bassul passou a rodar mais as jogadoras em quadra a partir do terceiro quarto, para dar ritmo a todo o elenco. Com isso, as adversárias aproveitaram a falta de entrosamento e a distração das brasileiras e avançaram no placar no período final.

O amistoso foi importante para que o treinador pudesse observar a movimentação da ala Micaela, que embarcou para a China ainda se recuperando de lesão, e a integração da pivô Kelly, última a se unir ao grupo vinda da WNBA.

"A Micaela entrou bem e atuou durante 16 minutos, com intensidade nos rebotes. Já a Kelly está totalmente adaptada ao grupo", afirmou Franca.

Na segunda-feira, a equipe brasileira já havia conquistado outra vitória, diante da Espanha, em outro jogo-treino, por 64 a 59.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS