Olimpíadas | Divulgação | 08/07/2005 16h02

Dois esportes são cortados das Olímpiadas de Londres

Compartilhe:

Londres realizará uma versão reduzida dos Jogos Olímpicos, em 2012, depois que o beisebol e o softbol foram cortados da programação do evento em uma votação polêmica realizada nesta sexta-feira.
A Olimpíada em território britânico terá agora 26 modalidades esportivas, e não 28, depois de os membros do Comitê Olímpico Internacional (COI) terem rejeitado propostas para substituir as duas modalidades canceladas por duas outras de uma lista que incluía rugby, golfe, squash, caratê e patins.

O beisebol e o softbol não conseguiram conquistar a maioria dos votos em um pleito realizado entre os membros do COI, transformando-se nas primeiras modalidades a serem excluídas dos Jogos desde 1936, quando o pólo acabou tirado.

Em um processo burocrático, os integrantes da entidade precisaram de sete rodadas de votações antes de decidir quais dos cinco esportes da lista seriam submetidos a uma outra votação para saber se poderiam ser incluídos no evento.

Tendo escolhido o squash e o caratê, os membros depois acabaram rejeitando a proposta.

A última Olimpíada a ser realizada com 26 modalidades esportivas aconteceu em Atlanta (EUA), em 1996.

Londres agora verá um menor variedade de competições do que Pequim, onde acontecem os Jogos Olímpicos de 2008. Mas prevê-se que o COI refinará o programa do evento e aumentará o número de disputas a fim de que a versão londrina não seja menor que a da capital chinesa.

\"Isso depende apenas do COI. Estamos felizes por realizar uma versão dos Jogos com 26 esportes. Estamos felizes com a decisão\", afirmou Mike Lee, diretor de comunicações para os Jogos de 2012. \"Realizaremos os Jogos que o COI deseja.\"

Em 2002, o COI estabeleceu os limites de 28 modalidades esportivas, 301 competições e 10.500 atletas por edição.

Nessa mesma sessão, o presidente do COI, Jacques Rogge, propôs que o beisebol, o softball e o pentatlo moderno fossem descartados, e que o golfe e o rugby fossem acrescentados.

No entanto, os membros do COI resistiram à proposta então, e não houve votação. A decisão foi tomada agora.

Rogge pediu que os praticantes das duas modalidades não desanimassem. \"Não preciso dizer que esses esportistas ficarão desapontados. Mas isso não os desqualifica para sempre.\"

O presidente da federação de beisebol, Aldo Notari, disse: \"O problema com o beisebol é que os melhores atletas não estão indo aos Jogos Olímpicos.\"

\"Mas o beisebol continuará em Pequim. É necessário trabalharmos para o futuro em 2016\", acrescentou o italiano.

 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS