Olimpíadas | Da Redação/Com Assessoria | 08/09/2011 11h25

Delegação de MS embarca hoje para competir nas Olimpíadas Escolares

Compartilhe:

Campo Grande (MS) – Os alunos atletas de Mato Grosso do Sul com idade de 12 a 14 viajam nesta quinta-feira (08) para João Pessoa – PB, onde vão representar o Estado nas Olimpíadas Escolares Brasileiras, que começa na sexta-feira, A delegação de MS será formada por 119 pessoas.

A primeira parte da delegação viaja hoje às 13h25. O grupo terá 41 atletas das modalidades de atletismo, judô, natação, tênis de mesa, xadrêz e ginástica nos naipes masculino e feminino.

Já na terça-feira (13), embarca a segunda parte da delegação com os atletas das modalidades de basquetebol, handebol, voleibol e futsal nos naipes masculino e feminino, com saída do Handebol às 3h. Futsal, vôlei e basquete embarcam às 4h da manhã no Aeroporto Internacional de Campo Grande, lembrando que todos deverão estar no aeroporto uma hora antes do embarque. 

As Olimpíadas Escolares de 12 a 14 anos terão recorde de participantes em João Pessoa Mais de 3.900 participantes, incluindo cerca de 3.300 alunos-atletas, estarão presentes  na categoria infantil (12 a 14 anos), entre os dias 9 e 18 de setembro. De 2 a 11 de dezembro acontecem as Olimpíadas Escolares de 15 a 17 anos, em Curitiba-PR.

Com número recorde, a 7ª edição do evento contará ainda com 23 observadores de comitês olímpicos de 16 países, que irão ficar de olho em todos os detalhes da competição. 

"As Olimpíadas Escolares têm papel fundamental no projeto do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) de detecção de atletas para os Jogos Olímpicos Rio 2016. Depois da detecção, os jovens atletas passam a ter maior atenção do COB e das Confederações, e são incluídos nos projetos visando a 2016", explicou o superintendente executivo de esportes do COB, Marcus Vinícius Freire. 

As Olimpíadas Escolares tornaram-se um celeiro de atletas para o esporte de alto rendimento. No último Mundial de judô, em Paris, onde o Brasil fez a sua melhor campanha da história em números de pódios, duas medalhas vieram de atletas com passagens pelas Olimpíadas Escolares: Mayra Aguiar e Sarah Menezes. Além disso, dos 81 atletas da delegação brasileira que disputaram os Jogos Olímpicos da Juventude de Cingapura, em agosto de 2010, 38 passaram pelas Olimpíadas Escolares. 

No programa de 2011, serão realizadas provas de 12 modalidades: atletismo, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez, além do badminton, que é novidade no torneio estudantil.

Organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), as Olimpíadas Escolares desembarcam esta semana em João Pessoa trazendo consigo esporte, educação, cultura e investimentos para a cidade. Serão mais de cinco mil pessoas envolvidas, entre eles quase quatro mil atletas, além de árbitros, treinadores, voluntários, dirigentes e observadores internacionais de 16 países dos cinco continentes. Somente do Comitê Organizador são cerca de 100 profissionais hospedados na capital paraibana. O investimento na cidade gira em torno de quatro milhões de reais. 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS