Olimpíadas | Gazeta Esportiva.Net | 06/08/2008 18h15

Com Lucas, Brasil pega Bélgica para encaminhar classificação

Compartilhe:

Shenyang (China) - O clima é de desconfiança, mas a seleção brasileira finalmente poderá provar o seu valor na estréia dos Jogos Olímpicos. Uma vitória contra a Bélgica, nesta quinta-feira, às 17 horas (6 horas de Brasília), no Estádio Olímpico de Shenyang, deixa a equipe do técnico Dunga bem próxima de uma das vagas às quartas-de-final, já que os outros adversários do grupo A (Nova Zelândia e China) são considerados fracos.

A grande preocupação fica com a falta de entrosamento do time pentacampeão mundial. Os jogadores tiveram apenas duas semanas de treinos e demonstraram um futebol pobre nos recentes amistosos contra adversários fracos: Cingapura e Vietnã.

No entanto, a confiança está intacta entre os comandados de Dunga. "Eu me sinto mais motivado para brigar por esse título, é entrar com pé direito, fazer uma boa estréia para encaminhar bem nossa trajetória nas Olimpíadas", define o meia Ronaldinho Gaúcho, capitão brasileiro.

O jogador do Milan, que busca retomar o melhor futebol, sabe que o sucesso nas Olimpíadas significa um grande passo para a retomada de sua carreira. "O que mais me motiva é o fato de poder entrar para a história do futebol brasileiro, sendo a primeira seleção a conquistar o ouro. Poucos atletas têm a chance de jogar duas Olimpíadas. Eu tenho essa oportunidade e ganhar", avisa Ronaldinho Gaúcho, que defendeu o Brasil em Sydney-2000.

Entre os chineses, Ronaldinho é alvo de grande badalação. O camisa dez e capitão da seleção é constantemente abordado para autógrafos e fotos. "É muito bom chegar tão longe do meu país e ser tratado com tanto carinho e respeito. Isso me motiva ainda mais para tentar jogar o que posso. Quero fazer o Brasil feliz, mas fico motivado pelo carinho do povo asiático. Quero agradecer o respeito por mim e por toda a seleção brasileira", comemora.

Outra grande esperança brasileira é o jovem Alexandre Pato, O outro craque do Milan acredita no poder de superação brasileiro. \"Todos sabem que os dias, o tempo de treinamento, tudo foi difícil. Mas todos sabem que a gente pode se juntar e fazer um grande futebol. Vamos 100% para a estréia\", promete.

Pressionado após tropeços com o time principal, Dunga teme a grande cobrança sobre o grupo brasileiro, mas assegura que o time tem possibilidade superar a falta de tempo. "O que mais me agrada é o entusiasmo e o comportamento desses jogadores. Eu gostaria de ter mais amistosos, modificar mais a equipe nesses testes, dar oportunidade, experimentar alternativas para o time", lamenta.

Para enfrentar a Bélgica, a seleção brasileira amarga um desfalque importante. Vítima de uma contusão na panturrilha direita, o zagueiro Thiago Silva está vetado. Breno atua em seu lugar e revive com Alex Silva a dupla de zaga dos tempos de São Paulo. O lateral-direito Rafinha e o meia Diego, alvos de polêmicas com a liberação de seus clubes da Alemanha, chegaram a correr risco de ausência, mas devem entrar normalmente em campo.

Na Bélgica, a ordem é deixar toda a responsabilidade de vitória com o Brasil. A marcação e as jogadas aéreas são os grandes trunfos para do time do Velho Continente. O técnico Jean François de Sart qualifica o adversário como o grande favorito ao ouro. "O Brasil não é só o Ronaldinho, possui excelentes jogadores em todos os setores", analisa.

FICHA TÉCNICA
BRASIL x BÉLGICA

Local: Estádio Olímpico, em Shenyang (China)
Data: 7 de agosto de 2008, quinta-feira
Horário: 6 horas (horário de Brasília)
Árbitro: Mohammed Al Ghamdi (Arábia Saudita)

BRASIL: Renan; Rafinha, Alex Silva, Breno e Marcelo; Hernanes, Lucas, Anderson e Diego; Ronaldinho Gaúcho e Alexandre Pato
Técnico: Dunga

BÉLGICA: Bailly; Deroover, Kompany, Vermaellen, Pocognoli; Fellaini, Vertonghon, Demul e Martens; Debele e Mirellas
Técnico: Jean François de Sart.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS