Olimpíadas | Da Redação/Com COB | 19/09/2011 09h58

Chegam ao fim as Olimpíadas Escolares João Pessoa 2011

Compartilhe:

João Pessoa (PB) - Capital do esporte escolar durante nove dias, João Pessoa (PB) se despediu neste domingo, dia 18, da maior edição das Olimpíadas Escolares, para alunos de 12 a 14 anos, desde sua criação, em 2005. Após envolver mais de dois milhões de estudantes em suas etapas regionais, cerca de 3.500 atletas participaram da fase nacional na capital paraibana, onde disputaram medalhas em 12 modalidades. Mas, além de vitórias ou derrotas nos campos, quadras, piscinas e pistas, na volta para casa a bagagem destes promissores talentos do esporte nacional leva exemplos de superação, cidadania, excelência, respeito e amizade. O último dia de disputas terá as finais das modalidades coletivas: basquete, futsal, handebol e vôlei. Atletismo, ciclismo, ginástica rítmica, judô, natação, tênis de mesa e xadrez completaram a programação, que teve ainda uma bem sucedida estreia do badminton.

As Olimpíadas Escolares não param de crescer. Para 2012, já está confirmada a inclusão de uma nova modalidade na etapa de 12 a 14 anos. Lutas associadas, modalidade que agrega a luta olímpica e a greco-romana, passará a integrar o programa esportivo da maior competição esportiva escolar do país. "A inclusão das lutas associadas é mais um passo importante para o crescimento da competição. Além de contribuir para a transformação social do país através do esporte, as Olimpíadas Escolares também é uma ferramenta de detecção de talentos. Acreditamos que as lutas associadas têm potencial para crescer e ficamos muito satisfeitos em poder fazer nossa parte neste movimento", declarou Edgar Hubner, diretor geral das Olimpíadas Escolares.

O presidente da Confederação Brasileira de Lutas Associadas, Pedro Gama Filho, ressaltou a importância da inserção da modalidade no programa das Olimpíadas Escolares. "Este é um passo definitivo para o desenvolvimento da luta olímpica em todo território nacional. Esta é uma vitória maior do que qualquer título mundial. Estou extremamente feliz e tenho certeza que esta nova fase, com a inclusão das lutas nas Olimpíadas Escolares, perpetuará a modalidade no Brasil e trará o treinamento de base para um novo nível de desenvolvimento. Agradeço muito ao Comitê Olímpico Brasileiro, na pessoa do Presidente Carlos Arthur Nuzman, e toda sua equipe técnica. Certamente, corresponderemos à confiança depositada", comentou.

Edgar Hubner comemorou ainda a primeira participação do badminton no evento. "Tivemos uma grande adesão dos estados em torno do badminton, o que comprova que a inclusão da modalidade ao programa foi uma decisão acertada. As competições geraram grande interesse e esperamos que em poucos anos alguns talentos que tenham surgido em João Pessoa possam despontar no cenário esportivo nacional", avaliou Edgar.

As Olimpíadas Escolares João Pessoa foram disputadas por 26 delegações, sendo 24 estados brasileiros, mais uma equipe do Distrito Federal e outra da cidade sede. As modalidades em disputa foram atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez. Nas suas fases estaduais, classificatórias para o evento nacional, as Olimpíadas Escolares reuniram mais de dois milhões de atletas de 40 mil escolas de 3.600 municípios brasileiros.

"O Comitê Olímpico Brasileiro está muito satisfeito com a realização das Olimpíadas Escolares João Pessoa 2011. Atingimos todos os nossos objetivos com o evento. A cada ano conseguimos atrair mais participantes e estabelecer novos padrões na organização. A valorização do esporte como ferramenta de transformação é o grande ideal desta competição, que traz consigo muito mais do que um simples evento esportivo", definiu Edgar.

O ministro do Esporte prestigiou a abertura do evento. "As Olimpíadas Escolares vêm reforçar o trabalho de formação de novos atletas que no futuro poderão estar representando o Brasil em competições internacionais. Espero que todos os jovens atletas continuem treinando e se dedicando ao esporte. Aqui está o futuro do esporte brasileiro", afirmou Orlando Silva.

As Olimpíadas Escolares já se firmaram como um grande celeiro de atletas para o esporte de alto rendimento do Brasil. Em todos os anos, a competição recebe representantes das Confederações Olímpicas Brasileiras, que contribuem para a organização técnica das disputas de suas modalidades e enviam olheiros para detectar novos talentos. Esse trabalho já vem apresentando resultados expressivos. No último Campeonato Mundial de judô, em Paris, onde o Brasil teve sua melhor participação na história, duas medalhas vieram de atletas oriundas das Olimpíadas Escolares: Mayra Aguiar e Sarah Menezes.

Além disso, dos 81 atletas integrantes da delegação brasileira que disputou os Jogos Olímpicos da Juventude Cingapura 2010, 35 passaram pelas Olimpíadas Escolares desde 2005. "Estamos aumentando a ligação entre a base e o alto rendimento. Essa é uma ação fundamental para o futuro do esporte brasileiro", afirmou o superintendente executivo do COB. "As Olimpíadas Escolares têm papel fundamental no projeto do COB de detecção de atletas para os Jogos Olímpicos Rio 2016. Depois da detecção, os jovens atletas passam a ter maior atenção do COB e das Confederações, e são incluídos nos projetos visando a 2016", complementou Marcus Vinícius.

Além da parte esportiva, as Olimpíadas Escolares apresentam uma série de atividades sociais e culturais, que envolveram os estudantes em torno dos valores olímpicos durante todo a competição. "A cultura também é parte importante do evento. As questões educacionais do esporte, os valores olímpicos e as atividades sociais são algumas das nossas prioridades. Existe ainda a questão do legado. Várias instalações esportivas foram remodeladas para receber a competição", declarou Edgar.

Os investimentos na cidade de João Pessoa giraram em torno de R$ 4 milhões, sendo R$ 2 milhões somente em hospedagens. Foram cerca de 23 mil diárias em 26 hotéis. Os benefícios da competição escolar estenderam-se ainda para o comércio, favorecido pela grande quantidade de visitantes na cidade. O setor de serviços é outro que teve grande injeção de recursos, pois atendeu a demanda da organização do evento em itens como montagem de estruturas, alimentação, transporte, entre outras diversas necessidades.

A participação de atletas olímpicos já consagrados também é um dos pontos altos do evento. O COB escalou 16 atletas olímpicos e pan-americanos como Embaixadores das Olimpíadas Escolares para transmitirem aos futuros atletas do Brasil suas experiências em vários anos de atividade no esporte internacional. Os Embaixadores das Olimpíadas Escolares fizeram uma série de atividades juntos aos atletas participantes do evento, como palestras, demonstrações, cerimônias de premiação, atividades culturais, entre outras.

Guilherme Giovanonni, que veio a João Pessoa depois de ajudar a Seleção Brasileira masculina de basquete a classificar-se para os Jogos Olímpicos de Londres, foi um dos embaixadores presente ao evento. "Disputei os antigos Jogos Estudantis Brasileiros (Jebs) em 1996, quando tinha 16 anos. Agora, mudou o esquema, ficou bem legal. Na minha época eram seleções que representavam os estados, agora são disputas por escolas. Acho que é essa a ideia mesmo. É importante dar esse estímulo aos mais jovens. A convivência com os ídolos é fundamental, pois mostra que eles podem ter esse sonho também", incentivou.

Os outros embaixadores foram os campeões olímpicos Ricardo Santos (vôlei de praia) e Valeskinha (vôlei), os medalhistas olímpicos Vicente Lenilson (atletismo) e Zé Marco (vôlei de praia), a campeã mundial Ana Marcela Cunha (maratona aquática) e a bicampeã mundial júnior Sarah Menezes (judô), além dos bicampeões pan-americanos Dayane Camillo (ginástica rítmica) e Bruno Souza (handebol) e dos medalhistas pan-americanos Guilherme Kumasaka (badminton) e Luciano Pagliarini (ciclismo).

Ao todo, foram cerca de cinco mil pessoas envolvidas no evento, entre eles atletas, treinadores, dirigentes, voluntários e Comitê Organizador, entre outros. Além dos profissionais que integram o Comitê Organizador, as Olimpíadas Escolares João Pessoa 2011, contaram com o reforço de 220 voluntários, sendo cem militares do exército. Fundamentais para a organização e execução de qualquer grande competição esportiva, os voluntários desempenharam atividades em todas as áreas de atuação do evento.

Referência internacional e um dos cinco maiores eventos esportivos escolares do mundo, as Olimpíadas Escolares João Pessoa 2011 receberam a visita de 23 observadores internacionais de 17 países dos cinco continentes. Os observadores conheceram todos os detalhes da organização do evento e apresentaram os seus projetos de desenvolvimento no esporte. Ao final do encontro, os representantes estrangeiros mostraram-se impressionados com a grandeza do evento e com a excelência na organização. Alberto Paruque, de Moçambique, acredita que poderá levar muitos exemplos positivos do que viu no Brasil para seu país.

"A forma profissional como as Olimpíadas Escolares estão organizadas me chamou a atenção de maneira bastante positiva. É uma eficiência impressionante, que se reflete na seriedade com que são encaradas as competições esportivas. Imaginava que, por ser uma competição escolar, a exigência seria menor, mas vejo atletas, treinadores e árbitros bastante comprometidos, o que dá credibilidade ao evento. Considero exemplar também o uso do voluntariado", apontou Alberto, responsável pela área técnica dos jogos escolares de seu país.

O Programa de Observadores das Olimpíadas Escolares 2011 contou com a presença dos seguintes países: Botswana, Ilhas Cook, Dominica, Equador, Georgia, Indonésia, Irã, Malaui, Moldávia, China, Catar, Sérvia, Eslováquia, Emirados Árabes, Angola, Moçambique e Portugal.

A próxima edição das Olimpíadas Escolares, agora para atletas de 15 a 17 anos, será realizada em Curitiba (PR), entre os dias 2 e 11 de dezembro.

As Olimpíadas Escolares são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro, correalizadas pelo Ministério do Esporte, com a direção técnica das Confederações Brasileiras Olímpicas e apoio da Prefeitura Municipal de João Pessoa e Governo do Estado da Paraíba.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS