Olimpíadas | Com Globo.com | 11/08/2008 15h59

Cavalo é reprovado e 'sonho olímpico' de Clementino é adiado

Compartilhe:

Melancólico

Pequim (China) - A equipe brasileira de hipismo sofreu mais uma eliminação nesta segunda-feira, em Pequim. O cavalo Nilo, do cavaleiro sul-mato-grossense Rogério Clementino, foi reprovado na reavaliação médica (apresentou um trote irregular) e o conjunto foi reprovado das provas de adestramento dos Jogos. Natural de Ivinhema (MS), Rogério entraria para história das olimpíadas como o primeiro negro a participar de uma edição no adestramento. Com o desfalque, o Brasil fica de fora da competição por equipes, e só entrará na briga no individual. O país será representado por Luiza Almeida e Leandro Aparecido. A estréia será nesta quarta-feira, às 8h15 (Brasília).

O chefe de delegação do Adestramento brasileiro, o coronel Salin Nigri, não concordou com a decisão. Ele acredita que o cavalo tinha totais condições de competir. "Foi um baque muito grande, terrível. O Rogério é uma pessoa querida e está todo muito triste. O cavalo realmente não havia se apresentado bem ontem (domingo) na inspeção e ele seria reavaliado hoje. Nesta segunda inspeção, ele se apresentou muito melhor e tinha condições de competir", lamenta Nigri.

O veterinário da equipe hípica nacional, Thomas Wolff, também foi contra a decisão. "A decisão do júri surpreendeu não só a nós brasileiros, mas também a outras delegações. Ninguém esperava que o Nilo fosse reprovado, mas os juízes alegaram que ele apresentou uma andadura irregular, o que não seria o suficiente. Infelizmente a decisão deles é definitiva", afirma.

Na última sexta-feira, a égua Butterfly, montaria do cavaleiro Fabrício Salgado, também não havia passado na inspeção veterinária do Concurso Completo de Equitação (CCE). O conjunto brasileiro foi cortado dos Jogos.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS