Olimpíadas | Gazeta Esportiva.Net | 09/08/2008 17h41

Brasil toma virada e perde na prorrogação para a Coréia do Sul

Compartilhe:

Pequim (China) - Tomando uma virada incômoda no final do jogo, a seleção brasileira feminina de basquete estreou com derrota nos Jogos Olímpicos de Pequim. Na manhã deste sábado (no Brasil), a equipe do técnico Paulo Bassul foi superada pela Coréia do Sul, na prorrogação, por 68 a 62 (26 a 28 no primeiro tempo).

Depois de chegar ao último período com uma vantagem de sete pontos no placar, a seleção brasileira cedeu o empate em 55 e não conseguiu reagir na prorrogação. Kelly foi a cestinha nacional com 13 pontos. O destaque do jogo foi a chinesa Yeonha Beon com 19 pontos na vitória de sua equipe.

Se já teve trabalho na estréia, as brasileiras terão compromisso ainda mais complicado pela frente. Na próxima rodada, a equipe enfrenta a Austrália, atual campeã mundial e uma das favoritas à decisão ao lado dos Estados Unidos. A Coréia joga contra a Rússia na segunda rodada. Com duas medalhas olímpicas no currículo: prata em Atlanta-96 e bronze em Sydney-2000, a seleção brasileira tenta se manter entre as principais equipes do mundo. Nos Jogos de Atenas-2004, a equipe terminou na quarta colocação. Os Jogos chineses marcam a estréia de Bassul como técnico principal em Olimpíadas.

O jogo - Brasil e Coréia travaram um duelo de muito equilíbrio desde o começo da partida. Não por acaso, a diferença entre os times nas duas parciais iniciais foi de apenas um ponto. A coincidência ficou por conta do placar com exatos 14 a 13 tanto no primeiro quanto no segundo quarto.

A briga intensa pelo resultado ficou evidente pela dificuldade que o Brasil enfrentava para abrir uma vantagem no placar. No primeiro tempo, a maior diferença foram três pontos, primeiro a favor da Coréia (6 a 3) e depois para o Brasil (9 a 6).

No terceiro quarto, a situação ficou ainda mais complicada. As brasileiras arriscaram arremessos de longa distância, mas as sul-coreanas não se intimidaram e ninguém levou vantagem na parcial, finalizada em 15 a 15.

No último período, o Brasil teve 7 pontos de diferença a seu favor, mas chegou ao minuto final com apenas dois (55 a 53). Sunmin Jung tentou o empate, mas a bola não caiu. Coube a Younah Choi arrancar o empate depois da falta da pivô Mamá.

Choi não perdoou e converteu os dois arremessos livres, restando 21 segundos de jogo. A última posse foi brasileira, que buscou a armação para gastar o tempo.

Claudinha fez o passe para Micaela, a bola chorou, mas não caiu e o jogo foi para a prorrogação. No tempo extra, as sul-coreanas passaram à frente com dois lances livres. Bassul tirou Adrianinha para a entrada de Karla e Kelly deixou tudo igual também após as duas cobranças livres.

Depois de cometer sua quinta falta, Micaela teve de deixar a quadra, dando lugar para Chuca. Em uma nítida queda de rendimento, o Brasil viu as sul-coreanas abrirem o placar.

Yeonha Beon acertou a tentativa de três pontos e o placar ficou em 62 a 57. Sentindo o bom momento, as sul-coreanas chegaram aos 7 pontos de diferença logo depois (64 a 57) com mais lances livres de Beon.

Bassul fez mais uma alteração, desta vez com a saída de Franciele para a entrada de Adriana. Enquanto, o Brasil acumulava três ataques sucessivos sem pontuar, a Coréia ia se distanciando cada vez mais, chegando a 66 a 57 no placar.

O jejum brasileiro terminou apenas na bandeja de Claudinha no início do minuto final de jogo. A reação foi insuficiente para evitar a derrota por 68 a 62.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS