Olimpíadas | Gazeta Esportiva.Net | 18/08/2008 11h59

Brasil 'exorciza fantasma' da Alemanha e volta à final olímpica

Compartilhe:

Xangai (China) - A seleção brasileira feminina de futebol garantiu nesta segunda-feira sua vaga para a final dos Jogos Olímpicos de Pequim, e da melhor maneira possível. Pouco menos de um ano após perder a decisão da Copa do Mundo da categoria para a Alemanha, o Brasil conseguiu sua revanche com uma vitória de virada, e com goleada sobre as fortes rivais: 4 a 1, com direito a atuações de gala de Cristiane e Marta no segundo tempo.

As comandadas de Jorge Barcellos chegaram a assustar nos primeiros 45 minutos, quando permitiram que as germânicas abrissem o placar. Porém, após a pressão das atuais campeãs mundiais, as brasileiras conseguiram reagir e dar o troco - principalmente graças aos contra-ataques, que ajudaram o Brasil a derrubar o tabu de jamais ter vencido a Alemanha em compromissos oficiais entre as duas equipes.

De quebra, Marta, Cristiane, Daniela Alves e companhia ainda têm a chance de conseguir mais uma revanche na decisão da medalha de ouro. Derrotadas pelos EUA na polêmica final das Olimpíadas de Atenas em 2004, a equipe pode enfrentar as norte-americanas novamente na última partida - desde que, para tal, as atuais campeãs olímpicas vençam o Japão na outra semifinal, nesta segunda, às 10 horas (horário de Brasília), para enfrentarem o Brasil.

O Brasil, para fazer sua parte, começou cometendo repetidos erros na defesa, que deram a impressão de que o time se complicaria prematuramente contra a Alemanha. Logo aos nove minutos, Érika errou o domínio na frente de Birgit Prinz, que roubou a bola, avançou, entrou na área e teve a tranqüilidade de driblar a goleira Bárbara antes de bater para o gol. Mesmo assim, a defesa demorou a acusar o golpe, cometendo novas falhas e deixando Melanie Behringer e Anja Mittag na cara do gol. Apenas por (falta de) sorte, a Alemanha não fez 2 a 0.

No entanto, as comandadas de Jorge Barcellos conseguiram acordar a tempo de equilibrar as ações, graças à boa apresentação de Cristiane. A camisa 11 tentou a infrutífera jogada individual aos 25 e a bicicleta aos 26 minutos - no segundo lance, Marta recebeu a sobra de bola e tentou o tiro da entrada da área, obrigando a goleira Nadine Angerer a fazer boa defesa. A própria Marta, discreta em campo, esqueceu o brilho e entrou com violência em Kerstin Stegemann, sem sequer levar o cartão amarelo.

Aos 34 minutos, a mesma Cristiane tentou uma cabeçada perigosa, após cobrança de escanteio de Formiga e que passou perto da trave Angerer. Dois minutos depois, a meia Daniela tentou um chute de longe, parando novamente na camisa um da seleção alemã. Aí, de tanto insistir, as brasileiras finalmente marcaram, em jogada de Cristiane pela esquerda aos 42 minutos - Marta errou o domínio e deixou a bola sobrar para Formiga, que acertou o pé para empatar.

Marta e Érika ainda tiveram a chance de virar antes do intervalo, mas o 2 a 1 acabou vindo logo aos três minutos do segundo tempo, em contra-ataque de Marta, que entrou na área e tocou para Cristiane - livre de marcação, ela apenas colocou no canto. Cinco minutos depois, a mesma Marta recebeu em novo arranque pela direita, entrou na área, foi à linha de fundo e tocou com a esquerda na saída de Angerer, fazendo o terceiro. Em desvantagem, as germânicas subiram a marcação e apertaram, mas sem conseguirem passar pela defesa brasileira com Annike Krahn e Behringer.

Enquanto isso, as brasileiras continuavam aproveitando a desatenção das comandadas de Silvia Neid na marcação. Aos 24 minutos, Marta recebeu outro contra-ataque pela esquerda, mas errou a conclusão. Porém, aos 30, Cristiane fez bela jogada individual, passou por duas adversárias, entrou na área pela direita e tocou cruzado para colocar as brasileiras de volta na decisão da medalha de ouro. Com 4 a 1 no placar, Francielle ainda teve a chance de fazer o quinto gol, mas mandou para fora após o passe de Marta na área aos 33 minutos.

A Alemanha ainda teve chance para diminuir o prejuízo nos acréscimos, mas a defesa parou o chute de Kerstin Garefrekes na pequena área - no rebote, Frings escorou, mas a goleira Bárbara defendeu e garantiu a classificação. Agora, de volta à final, o Brasil tenta a inédita medalha de ouro na final de quinta-feira, a partir das 10 horas (horário de Brasília), em Pequim. Na preliminar, as alemães tentam a consolação do bronze.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS