Olimpíadas | Gazeta Esportiva.Net | 18/08/2008 11h02

Brasil bate Alemanha e garante primeira colocação do grupo B

Compartilhe:

Pequim (China) - Com o objetivo de encerrar a fase de classificação em uma boa colocação da chave B dos Jogos, a seleção masculina de vôlei do Brasil fez a lição de casa e venceu a Alemanha. Na madrugada desta segunda-feira, os comandados de Bernardinho voltaram a apresentar um bom jogo e venceram os germânicos por 3 sets a 0, com parciais de 25/22, 25/21 e 25/23.

Com este resultado, o Brasil garantiu o primeiro lugar da chave B, com nove pontos, o que implica enfrentar a China nas quartas-de-final. Este cenário se construiu após a perda da invencibilidade da Rússia para a Polônia, o que deixou os russos na segunda colocação da chave.

No início do primeiro set, os alemães tentaram deixar o jogo dificil, mas a equipe brasileira não permitiu. Embora estivesse com a recepção ruim, o Brasil abriu 13 a 9, mas os germânicos não se intimidaram e encostaram em 17 a 16, o que obrigou Bernardinho a pedir tempo.

A parada no jogo surtiu efeito e os brasileiros voltaram a dominar (21 a 18). Entretanto, os adversários novamente se recuperaram, e o set ficou em 23 a 22. Com outro pedido de tempo de Bernardinho, os brasileiros fecharam sem problemas em 25 a 22.

Com o objetivo de dar ritmo de jogo para o central Rodrigão, o treinador do Brasil substituiu André Heller, o que não alterou a parte tática da equipe. Com um saque mais forte, os brasileiros conseguiram nutrir vantagens significativas no decorrer do set (20 a 15). Entretanto, os germânicos conseguiram recuperar alguns pontos, o que irritou Bernardinho, que pediu tempo duas vezes. Embalado, o time verde-amarelo fechou a parcial em 25 a 21 e abriu 2 sets a 0.

Além dos sustos com os adversários, um acidente gerou mais preocupação à equipe brasileira. No meio do set, o líbero Serginho, ao tentar salvar uma bola com os pés, pulou as placas de propaganda e caiu de mal jeito. Entretanto, depois de alguns tensos minutos, Escadinha levantou-se e voltou ao jogo.

Já no terceiro set, a Alemanha começou mais ofensiva e aproveitando que a recepção brasileira permaneceu ruim, assim, os germânicos fizeram 8 a 6. Após o primeiro tempo técnico, a equipe brasileira voltou a jogar bem, conseguindo passar à frente e avançar o placar com ponto de bloqueio de Rodrigão (15 a 13).

A partir disso, porém, a partida voltou a ficar equilibrada, pois Marcus Bohme fez dois aces seguidos, levando o marcador para 19 a 19, fazendo Bernardinho pedir tempo, o que desconcentrou o sacador na volta. A disputa continuou equilibrada, até o momento em que os brasileiros aplicaram uma boa seqüência de saques e fecharam em 25 a 23.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS