Olimpíadas | GE.net | 21/08/2008 10h30

Aquidauanense Talita encerra Olimpíadas nas quarta colocação

Compartilhe:

Pequim (China) - Debaixo de uma fraca chuva, a dupla chinesa Xue e Zhang Xi acabou com a tradição do vôlei de praia brasileiro de sempre contar com parcerias femininas no pódio em Olimpíadas. Desde a estréia nos Jogos de Atlanta-96, o País conquista medalhas na modalidade. Entretanto, na noite desta quarta-feira, as orientais venceram a parceria Renata e Talita e ficaram com o bronze dos Jogos de Pequim.

O primeiro set começou com as chinesas na frente, mas, com um erro das donas da casa, o Brasil assumiu a liderança, fazendo 4 a 3. Neste ritmo de pontos trocados entre as duplas, as brasileiras não tiveram dificuldade para se manter à frente até os 10 a 9.

Entretanto, a partir disso, a dupla chinesa confirmou seu serviço e conseguiu bloquear um ataque nacional, virando para 11 a 10. Após um ataque não confirmado do Brasil, a vantagem da China aumentou para 13 a 11. Contudo, as brasileiras mantiveram-se calmas e empataram, fazendo 15 a 15, o que obrigou Xue e Zhang pedirem tempo.

A partir deste momento, Renata e Talita voltaram a dominar a partida em um momento crucial (16 a 15), mas, após um erro da parceria verde-amarela as chinesas aproveitaram a chance e fizeram 17 a 16.

Abaladas pela derrota no primeiro set, Renata e Talita permitiram que as chinesas abrissem 3 a 1 na segunda parcial, após não conseguirem recepcionar dois saques de Xue. Por sua vez, o Brasil passou a imitar as adversárias e sacou mais forte, o que implicou uma virada, 7 a 6.

Contudo, a equipe do Brasil, que poderia ter aumentado sua vantagem caso entrosasse defesa e ataque, não conseguiu se manter à frente. Dessa forma, a China abriu três pontos de vantagem, fazendo 11 a 8.

Desatentas e com muita deficiência na recepção, as brasileiras não tiveram chance de reação, diferente das chinesas, que aproveitaram a situação e se distanciaram ainda mais no marcador, fazendo 14 a 9. Renata/Talita ensaiou uma recuperação, encostando no placar (18 a 17), mas a reação não foi a tempo, pois as chinesas continuaram forçando o saque e o set terminou em 21 a 17.

Com a derrota de Renata e Talita, as esperanças brasileiras de subir ao pódio em Pequim no vôlei de praia ficaram sobre as costas de Ricardo/Emanuel, que brigarão pelo bronze, e Márcio/Fábio Luiz, dupla que lutará pelo ouro.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS