Natação | UOL | 18/12/2007 19h59

Notificado, COB pede as medalhas de Rebeca Gusmão de volta

Compartilhe:

Rio de Janeiro (RJ) - O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) confirmou nesta terça-feira o doping de Rebeca Gusmão no Pan-Americano do Rio. A entidade anunciou também que vai pedir de volta não só as medalhas conquistadas pela nadadora, como as das integrantes dos revezamentos 4x100 livre e medley do Brasil.

Rebeca conquistou medalhas de ouro nas provas individuais de 50m e 100m livre. Nos revezamentos, levou a prata no 4 x 100 m livre, ao lado de Tatiana Barbosa, Flavia Delaroli e Monique Ferreira, e o bronze no 4 x 100 m medley, com Fabíola Molina, Tatiane Sakemi e Daiene Dias.

A perda das medalhas deve render muitos protestos das companheiras de revezamento. "Fiz um esforço para ganhar essa medalha. A gente ganharia o bronze de qualquer jeito, mesmo sem a Rebeca. A Flávia [Delaroli] tem um tempo de 50 centésimos acima da Rebeca, o que nos daria o terceiro lugar de qualquer jeito. Não sinto por perder a medalha. Sinto pelo esporte. É uma pena para o esporte", afirmou Fabíola Molina durante o Prêmio Brasil Olímpico, na segunda-feira.

Segundo o comunicado enviado pelo COB, "no quadro de medalhas atualizado pela própria Odepa, a nadadora brasileira Flávia Delaroli receberá a medalha de prata da prova dos 100m livre, na qual havia chegado em terceiro, e o bronze nos 50m livre, onde havia chegado na quarta colocação".

Com isso, o Brasil fica com 157 medalhas no quadro final Jogos Pan-americanos, sendo 52 de ouro, 40 de prata e 65 de bronze. O país perde ainda a vaga nos Jogos Olímpicos de Pequim nas provas de 50m e 100m livre, cujos índices haviam sido conquistados por Rebeca.

O COB confirmou também o doping do pesista Fabrício Mafra, único do país a conquistar medalha no levantamento de peso. Ele perdeu a medalha de bronze na categoria 105 kg.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS