Natação | UOL | 15/03/2007 10h38

Nadador Fernando Scherer anuncia aposentadoria antes do Pan

Compartilhe:
Em Santo Domingo-2003, em seu 3º Pan, última glória na carreira do catarinense; ja na Grécia, em 2004, Scherer foi superado nos 50 m livre e não chegou nem à decisão Em Santo Domingo-2003, em seu 3º Pan, última glória na carreira do catarinense; ja na Grécia, em 2004, Scherer foi superado nos 50 m livre e não chegou nem à decisão (Foto: AFP e Reuters)

Florianópolis (SC) - O nadador Fernando Scherer, 32, anunciou nesta quinta-feira sua aposentadoria das piscinas, a menos de quatro meses do início dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro.

Considerado um dos nadadores brasileiros mais talentosos de todos os tempos, o catarinense medalhista olímpico disse que não tinha mais motivação para treinar e competir e desistiu de disputar o evento, que seria o quarto de sua carreira.

"É um momento muito complicado, não esperava fazer esse anúncio agora, nem tão cedo, mas não encontrava mais satisfação para treinar, motivação para seguir competindo, bater recordes e me superar. Não queria competir só por competir", afirmou o "Xuxa".

Scherer pretendia encerrar sua carreira no Rio de Janeiro, competindo no nado borboleta em distâncias curtas. Mas revelou que começou a pensar na aposentadoria em dezembro do ano passado, até decidir-se no final de janeiro.

O nadador caiu nas piscinas tardiamente, aos 14 anos, por recomendação médica. Integrante de uma família em que o esporte era tradição, ele sonhava em ser campeão no tênis, inspirado pelo irmão mais velho.

O velocista conquistou sua primeira medalha olímpica Atlanta-1996, quando foi bronze nos 50 m livre. O sucesso o levou ao Flamengo, de onde saiu em 1998 para viver nos Estados Unidos, na cidade de Coral Springs. Neste mesmo ano, foi eleito o melhor nadador do mundo pela revista especializada "Swimworld".

Às vésperas dos Jogos de Sydney-2000, quando vivia sua melhor fase, sofreu uma contusão no tornozelo que atrapalhou sua preparação. Competindo com dores, Scherer não foi à final dos 50 m livre, mas ajudou a equipe brasileira a conquistar a medalha de bronze no revezamento 4x100 m livre.

Nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo, foi ouro nos 50 m livre, superando o norte-americano Gary Hall Jr., bicampeão olímpico.

Em Atenas-2004, o catarinense viveu sua primeira Olimpíada longe das glórias. Sem conseguir acompanhar o ritmo de seus rivais, ele não passou nem para a final dos 50 m livre.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS