Natação | Da redação/com Campo Grande News | 28/05/2014 15h33

Nadador de MS, João Victor Pena busca título nacional em Recife

Compartilhe:
Atleta espera fazer o “upgrade” das conquistas, já que é o atual campeão do Brasileiro categoria I, de 11 a 12 anos Atleta espera fazer o “upgrade” das conquistas, já que é o atual campeão do Brasileiro categoria I, de 11 a 12 anos

Campo Grande (MS) - O jovem nadador de Campo Grande, João Victor Pena, já está em Recife, Pernambuco, para a disputa do Campeonato Brasileiro de Natação categoria II, de 13 a 14 anos até domingo (1º). O adolescente espera fazer o “upgrade” das conquistas, já que é o atual campeão do Brasileiro categoria I, de 11 a 12 anos e também do Mercosul.

Com mais de 300 conquistas no currículo, João começou na natação para ajudar no tratamento de problema respiratório e acabou se transformando em campeão. “Treino desde os oito anos. Hoje treino diariamente quatro horas por dia”, conta o jovem atleta, que tem como ídolo o nadador que nasceu em Campo Grande, Leonardo de Deus.

Recentemente, recebeu uma proposta do Corinthians, mas o pai vetou por enquanto a transferência, já que ainda estuda e o considera jovem para a mudança, que em breve será inevitável. “Aqui não tem condições, aqui temos apenas a estrutura dos clubes, mas o custo para viajar as competições é do pai”, lamenta o pai, o funcionário público, Mauro Pena.

Atleta do Radio Clube, João recebe atualmente apenas uma bolsa do Ministério dos Esportes, cerca de R$ 925 por mês, insuficiente para pagar as viagens quase que semanais. “Só nesta para Recife, são mais de R$ 6 mil em gastos com passagens, estadia e alimentação”, conta.

Independente de todas essas dificuldades, o pai ressalta porque de “contorce” para bancar o filho na competição. “Ainda sonho em ver ele conquistando uma medalha olímpica”, revela.

João Victor irá disputar nas categorias 100 e 200 costas; e 100 e 50 livre.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS