Natação | Pedro Nogueira/Da Redação | 13/03/2013 10h22

Ex-Flamengo, Fernanda volta a competir pelo estado após seis anos

Compartilhe:
Durval, Fernanda e André esperam montar grande parceria e trazer títulos para o Dom Bosco e para o estado. Durval, Fernanda e André esperam montar grande parceria e trazer títulos para o Dom Bosco e para o estado. (Foto: Rádio Web MS)

Campo Grande (MS) - Fernanda Ferreira tem apenas 21 anos mas muita experiência dentro e fora d´agua. A campo-grandense, que começou a carreira de nadadora na Mace, seis anos atrás, já passou por equipes do Corinthians-SP, Santos-SP e Flamengo-RJ. Foi a oitava melhor do Brasil e campeã carioca, entre outros títulos.

Em alta na carreira, Fernanda completava dois anos no Flamengo no final de 2012, ao lado de grandes atletas como, por exemplo, César Cielo. Porém, visando cortes de gastos, a diretoria do clube carioca extinguiu a equipe de natação. "Foi um choque para todos. A gente não esperava. Vários atletas estão sem equipe até hoje", conta.

Logo após a extinção, a campo-grandense recebeu propostas de Botafogo e Fluminense, mas prefiriu voltar para Campo Grande. "As propostas eram boas mas não eram ideais para eu morar sozinha no Rio de Janeiro e me sustentar. Resolvi voltar para casa" revela.

Desânimo

Mesmo estando em uma das maiores equipes de natação do país, Fernanda sentiu as dificuldades que um atleta passa."Quando o atleta tem que caminhar com as próprias pernas e não recebe ajuda, apoio, ele sente que é muito difícil, infelizmente", disse.

Para ela, o problema não é pequeno. "O Brasil tem dificuldade em investir no talento esportivo e vai sofrer com isso nas Olimpíadas. Não sou só eu que sofro com isso. O Tiago Pereira sofre com isso, o César Cielo, a Joana Maranhão".

Em Mato Grosso do Sul também não há investimento, segundo Fernanda, que pegou como exemplo atletas do estado que foram neste ano para o Pinheiros-SP." Eles têm que ter condições de ficar aqui e representar seu estado. Ter apoio, assistência para que não precisem sair do MS para se destacar", argumenta.

Novidade

Em dúvida quanto a seu futuro, Fernanda tomou uma decisão: terminar a faculdade de Educação Física na UCDB este ano e competir pelo estado. "Devo minha vida à natação mas não sei se vou continuar ano que vem, como atleta. Talvez continue como educadora". Por isso, assinou contrato de um ano com a equipe 1 da UCDB/Dom Bosco.

"Quero, no que pode ser meu último ano da carreira, representar meu estado e minha faculdade", confirmou, convicta. A atleta disse que mesmo se receber proposta de fora, não deixará a equipe. "A meta este ano não é só natação, a meta é profissional, familiar".

Os objetivos de Fernanda como atleta do Dom Bosco são conquistar os Jogos Olímpicos Universitários, o Troféu Maria Lenk, entre outros. "Estou aqui para fortalecer, ajudar os novatos. Espero que com minha volta, os atletas possam trocar experiência comigo, amadurecer. Entender que é importante representar o estado", relatou.

Durval Barbosa e André Esquivel serão os treinadores da nadadora. "O André é meu amigo de piscina, de começo de carreira, agora ele está começando como técncio, temos muita afinidade", conta Fernanda.

Para o treinador, é uma honra ter uma atleta do nível da campo-grandense na equipe. "É muito importante para nós, um incentivo para a nova geração, ver uma atleta que já foi oitava do país representar o Mato Grosso do Sul", disse André.

Fernanda assinou o contrato na semana passada e já está treinando. Sua primeira competição pelo Dom Bosco acontece neste final de semana, no Festival Nado Livre.

Para ver a entrevista completa do Esporte Ágil com a Fernanda, clique aqui.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS