Natação | Divulgação | 12/02/2006 17h33

Brasil supera recorde e define time do Mundial

Compartilhe:

A natação brasileira encerrou neste domingo a melhor participação de sua história em uma temporada da Copa do Mundo de piscina curta, que teve sua oitava e última etapa realizada na piscina do Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte. O país superou seu recorde de medalhas e ouros, assistiu à consagração de Kaio Márcio e definiu seus representantes para o Mundial de Xangai, na China, em abril.

Com as cinco vitórias conquistadas neste domingo (veja quadro ao lado), o Brasil terminou a etapa mineira da Copa do Mundo com 34 medalhas, sendo 9 de ouro, 12 de prata e 13 de bronze. Somente em 2000-2001, quando a perna brasileira foi disputada no Rio de Janeiro, os nadadores nacionais obtiveram êxito maior (11 ouros, 12 pratas e 14 bronzes).

Na somatória das oito etapas do circuito, porém, o Brasil superou, e muito, o seu melhor desempenho até então. Foram 58 pódios, com 18 ouros, 19 pratas e 21 bronzes - o recorde anterior era de 1999-2000, quando havia conquistado 57 pódios em 12 etapas disputadas.

E o grande responsável por esse bom resultado foi o paraibano Kaio Márcio, que venceu simplesmente todas as nove provas das quais participou - três em Sydney, três em Daejeon, uma em Estocolmo e duas em Belo Horizonte -, terminando a competição invicto. No intervalo entre as etapas sul-coreana e sueca, ele ainda teve fôlego para quebrar o recorde mundial dos 50 m borboleta (22s60) durante o Campeonato Brasileiro.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS