Mountain Bike | Da redação | 08/02/2019 09h12

MTB esquenta Bonito Cross com disputa por pontos na temporada

Compartilhe:

A disputa do Bonito Cross nos dias 16 e 17 de fevereiro na zona rural do município de Bonito, distante 279 km de Campo Grande, não será uma prova amistosa para os atletas do Mountain Bike, disse o presidente da Federação de Ciclismo de Mato Grosso do Sul, Carlos César Gimenes.

“O Bonito Cross vai abrir o nosso calendário de competições em 2019 e os atletas vão buscar os primeiros pontos da temporada. Quem conseguir uma boa pontuação em Bonito já sairá na frente. São várias provas durante o ano, mas iniciar bem é importante para manter o equilíbrio e depois só administrar sua pontuação”, disse o dirigente da FCMS.

Além do Campeonato Estadual, as provas de maratonas são divididas em três classes, a Classe 1, Classe 2 e Classe 3. Isso significa que todas as provas são avaliadas por uma equipe de técnicos da Federação de Ciclismo, se foi perfeita nos itens fundamentais como a cronometragem e o percurso, e a partir disso é feita a sua classificação.

“No caso do Bonito Cross, como será a primeira edição, já começará na Classe 3, com certamente no ano que vem a prova terá a Classe 2 até chegar na Classe 1 que são as melhores provas”, explicou Gimenes.

O clima de disputa e a luta pelas melhores colocações são as prioridades dos atletas de MTB em todas as provas, destacou Gimenes. Segundo ele, em Bonito, apesar de ser um cenário de tantas belezas naturais, o que mais vai importar será a somatória de pontos. Por exemplo, o campeão já abrirá o ano com 60 pontos.

“Além da grande maioria dos atletas ser de Mato Grosso do Sul e já conhecer Bonito, são todos competitivos que treinam com a finalidade de competir e não para fazer turismo, mas é evidente que os percursos são excelentes com muita serra, muitos morros e isso tudo é interessante para o MTB”, ressaltou.

O presidente da FCMS declarou que há uma grande expectativa do MTB na disputa do Bonito Cross, por sua organização e parceria com os atletas no sentido de reduzir os custos de hospedagem e alimentação para quem vai competir.

“O grande entrave de Bonito é custo. Quando você tem uma prova em Bonito a primeira constatação é a de que a cidade é muita cara. Hotel é caro, alimentação é caro, tudo é muito caro, e isso acaba fazendo com que Bonito fique de fora do roteiro de competições, mas é um lugar de excelentes percursos para o MTB, todo mundo gosta muito de pedalar lá. Por isso, acreditamos que o que está sendo feito no Bonito Cross possa ser um exemplo a ser seguido para atrair novas competições”, afirmou.

A disputa do Mountain Bike no Bonito Cross terá as provas de MTB Pró (61,7 km), MTB Sport (39 km) e MTB Turismo (31,8 km. “Os atletas experientes já vão preparados com tudo que eles precisam para todo o percurso, mas para quem está iniciando na modalidade os equipamentos essenciais são os reparos de câmera de ar porque a distância é longa, além da hidratação e alimentação. Apesar de que muitas provas como o Bonito Cross oferecem hidratação extra e frutas em vários pontos de apoio, o atleta tem que ser autossuficiente nesses pontos”, alertou Gimenes.

O Bonito Cross vai reunir atletas de trail run (corrida de trilha), Cross MTB (mountain bike) e cross duathlon (pedal e corrida). Conforme o regulamento, nas três modalidades, todas abertas ao público masculino e feminino, vão participar competidores com idade entre 18 a 29 anos, 30 a 39, 40 a 49 e acima de 60 anos no trail run; 16 a 29 anos, 30 a 39, 40 a 49 e a partir de 50 anos no duathlon e mountain bike. Site oficial do evento - http://bonitocross.com.br/

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS