Mountain Bike | Da Redação | 24/08/2019 08h35

Desafio das Araras tem etapa em Piraputanga neste domingo

Compartilhe:

O Desafio das Araras é um evento esportivo de Mountain Bike, homologado pela Federação de Ciclismo de Mato Grosso do Sul e proporciona aos amantes do esporte trajetos por trilhas de matas, morros, estradas de chão e pavimentadas. Neste domingo (25), a competição chega a sua 3ª etapa no município de Piraputanga-MS.

O principal objetivo é desenvolver o esporte, o turismo, a saúde e o bem-estar através do ciclismo, além do desenvolvimento local, explorando e desbravando novos lugares em municípios de Mato Grosso do Sul, que apresentarão suas belezas naturais aos atletas, turistas, visitantes e população em geral.

Piraputanga

A cidade de Piraputanga é um distrito do município brasileiro de Aquidauana, no estado de Mato Grosso do Sul.

Aquidauana é o Portal do Pantanal, um dos mais belos ecossistemas do mundo. Sempre de portas abertas para receber os visitantes. Com muitas atrações, a cidade encanta com seus cenários únicos.

O Rio Aquidauana deu nome ao município, sua origem vem do vocabulário dos índios da etnia Guaicuru, que significa rio estreito. Atualmente, os índios que habitam o município são da etnia Terena, que formam uma população de mais de 12 mil indígenas, distribuídos em 9 aldeias. Ao lado da Estação Ferroviária está localizada a Feirinha Indígena, onde é comercializada a produção agrícola das aldeias.

Outra característica natural de Aquidauana, além do Pantanal, é a Serra de Maracaju que possui belezas cênicas e bucólicas, típicas do interior, como morros escarpados, cachoeiras, praias de areia branca às margens do rio. Na região perpassa a MS 450, e em 2000 foi criada uma categoria de Unidade de Conservação, a Estrada Parque de Piraputanga com 42,4 Km, há trechos em terra e asfalto justaposta às margens do rio Aquidauana. Há também algumas cavernas catalogadas, com inscrições rupestres da época dos caçadores-coletores que habitaram essa região a milhares de anos atrás. Suas belezas cênicas, culturais e históricas possuem forte apelo.

Possui 13 Pousadas Pantaneiras distribuídas pelo município, que oferecem as mais variadas opções de lazer como passeio a cavalo, focagem noturna, safári fotográfico, caminhada, passeio de chalana, e o visitante ainda desfrutará da típica gastronomia pantaneira.

Prova

A prova será constituída por três categorias: Pró (75 km), Sport (54 km) e Turismo (22 km). Com a primeira modalidade largando às 8h, a segunda às 8h30 e a última às 8h50.

Como premiação os competidores receberão:

CAMISAS – Serão premiados o 1º colocado(a) das categorias (PRÓ, SPORT e TURISMO) Masculino/Feminino, com 01 CAMISA DE CICLISMO Sport Evolution.

TROFÉUS – Haverá pódium para os 5 primeiros colocados de cada categoria com troféu personalizado por colocação.

TROFÉUS (II) – Haverá pódium para os 5 primeiros colocados por faixa etária com troféu personalizado.

MEDALHAS – Serão entregues medalhas para todos os atletas inscritos no Desafio das Araras 2019.

*Com informações do site Desafio das Araras

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS