Motociclismo | Da Redação/Com Assessoria de Comunicação da FEMEMS | 05/06/2012 11h59

Estadual de Cross Country 2012 é aberto em Naviraí; metade dos competidores não terminaram a prova

Compartilhe:

Naviraí (MS) – A abertura do campeonato estadual de Cross Country aconteceu neste sábado (2 de junho) no balneário municipal de Naviraí/MS, a 295 km da Capital do Estado, na região sudoeste de Mato Grosso do Sul. Os 3.250 metros da pista – demarcada no interior do Balneário Águas do Paraíso – foram uma dura prova de resistência aos 39 pilotos paranaenses e sul-mato-grossenses presentes ao evento na que foi considerada “uma das melhores pistas dos estaduais de todos os tempos”.

A largada aconteceu com todos os pilotos das quatro categorias saindo juntos. Não houve a prova dos Quadriciclos: só havia um presente no local e nem se inscreveu para competir. Dado o sinal verde, logo na primeira volta ocorreu um acidente após a segunda rampa, o qual envolveu vários pilotos do segundo e terceiro pelotões. “Duas motos se chocaram e um dos pilotos caiu bem na minha frente. Fui fechado! Bati e me bateram. Caí, e quando me levantava, fui atingido nas costelas pela moto do Rato (Rafael Lima #86), me parece”, relatou Volnei Darin, o “Junião” da moto #43, de Aquidauana/MS.

“Eu seguia no ‘bolo’ tentando não perder o contato com os ponteiros quando, no segundo salto, deparei com o “Junião” caído na minha frente e não pude evitar a colisão! Depois o “Rato” me acertou e caiu com moto e tudo em cima da gente. Minha moto ficou toda torta”, explicou Rodrigo Barreto (o “Frangão”), piloto campo-grandense da moto #216, que, por causa do acidente, foi forçado a mudar a sua estratégia de prova. “Passei a andar forte no começo para poder controlar meu ritmo na parte final”, completou.

“Eu vinha embalado e saltei, mas quando eu ‘rampei’, o circo já ‘tava armado. Não dá pra parar a moto no ar! Só preparei pro impacto e acertei em cheio a moto do “Frangão” e saí rolando”, afirmou o campo-grandense Rafael Lima (“Rato” – Moto #86). “Perdi tempo, mas segui na disputa e fui pra cima até receber a bandeira quadriculada da vitória”, comemorou Rafael “Rato” Lima, vencedor da categoria Cadete.

Saldo da ‘confusão’: a lateral traseira direita da moto do piloto “Frangão” quebrou e ficou pendurada, além do guidão torto; Rafael Lima também ficou com o guidão da moto todo torto; mas o maior prejudicado foi Volnei Darin Jr., pois além do guidão torto, sentiu fortes dores nas costelas do lado direito e a sua Kawazaki afogou, custando para dar a partida. “Sorte que era a primeira volta e Cross Country é resistência física. Consegui me recuperar” comentou o aquidauanense que completou a primeira volta em último, chegou em 15° no geral e quinto lugar no pódio da categoria Sênior.

Preparo Físico

Muitos pilotos abandonaram a prova após os vinte minutos iniciais. A maioria por cansaço, poucos tiveram problemas mecânicos. Quase na metade da prova, o piloto José Antônio (moto #22, de Ivinhema/MS), emendou o salto da mesa de chegada, decolou pro espaço e, como a recepção da mesa estava “errada” – segundo a maioria dos pilotos de Motocross presentes ao evento, Zé Antônio sofreu o impacto da tampa do tanque de gasolina da moto contra suas ‘partes íntimas’... O piloto conseguiu controlar a moto, fazer a curva, sair da pista para cair e desmaiar 100 metros à frente. “Que dor!!! Bati com tudo... Não sei como não caí na sequência e ainda consegui parar a moto...”, explicou o piloto de Ivinhema, que abandonou após este ‘incidente’.

“A rampa estava lançando para o alto. Tudo bem, mas a recepção não favorece este tipo de ‘lançamento’, ficando perigosa demais para os menos experientes”, disse o veterano piloto campo-grandense Ciro Eduardo, terceiro colocado na categoria Sênior. “A ‘recepção’ está reta demais. Pilotos de Cross Country não são pilotos de Motocross e não estão emendando o salto!”, falou o pai de um piloto que compete nos estaduais de Cross Country e de Motocross. As duas mesas ‘defeituosas’ foram corrigidas na manhã de domingo pelo diretor de prova, Salvador Machado. “Eles têm razão. O ângulo de ataque era muito acentuado, lançando as motos para o alto sem ter como recepcioná-las na queda”, concordou.

Na pista, as motos foram se espaçando e se esparramando pelos mais de três mil metros. O paranaense Valdir Meira (Loanda/PR) cruzou a linha de chegada em primeiro na classificação geral, além de vencer as categorias Sênior e Open Força Livre. “Eu larguei na frente e fiquei em primeiro, mas era muito pressionado e acabei sendo ultrapassado pelo Paulo (Mancini, de Caarapó/MS) e, depois, pela moto #16 (Fernando Mattos – Naviraí/MS). Este me passou e foi brigar pela liderança com o Paulo na metade da prova. Fiquei só acompanhando os dois que brigaram até cansar. Nas voltas finais, aproveitei, passei os dois e conquistei a vitória” declarou o paranaense campeão da Etapa de Cross Country de Naviraí.

A organização e realização da Abertura do Estadual de Cross Country foi do Moto Clube Pataxós do Asfalto com apoio da Prefeitura Municipal de Naviraí. Supervisão da Federação de Motociclismo do Estado de Mato Grosso do Sul (Femems). O campeonato Sul-mato-grossense de Cross Country 2012 tem o patrocínio master do Grupo Veipeças de lojas Moto 13, co-patrocínio Rinaldi, Protork, Pegada Calçados e apoio da Fundesporte
Resultados:

CADETE

1° #86 Rafael Lima (“Rato”)/ Campo Grande – MS
2° #7 Faberson Richard (“Tatinha”)/ Aquidauana – MS
3° #554 Fabio Barbieri/ Aquidauana – MS
4° #96 Maurício Délio/ Naviraí – MS

NACIONAL

1° #16 Fernando Mattos/ Naviraí – MS
2° #05 Ricardo Leck/ Loanda – PR
3° #201 Rodrigo Barreto (“Frangão”)/ Campo Grande – MS
4° #69 Juliano Ferro/ Ivinhema – MS
5° #17 Marcos Canoffi/ Naviraí – MS

SÊNIOR

1° #700 Valdir Meira/ Loanda – PR
2° #318 Paulo Mancini / Caarapó – MS
3° #21 Ciro Eduardo/ Campo Grande – MS
4° #111 Inácio Junior/ Deodápolis – MS
5° #43 Volnei Darin Jr. (“Junião”)/ Aquidauana – MS

OPEN FORÇA LIVRE

1° #700 Valdir Meira/ Loanda – PR
2° #321 Tiago Pegorari / Ponta Porã – MS
3° #62 Marcos Anderson (“Xuxa”)/ Ponta Porã – MS
4° #40 João Vitor Sanches/ Naviraí – MS
5° #01 Juliano Ferreira/ Caarapó – MS

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS