Motociclismo | Da Redação/Com Assessoria de Comunicação da FEMEMS | 22/05/2012 10h45

Abertura do Estadual de Enduro reúne 94 pilotos e muita emoção

Compartilhe:

Maracaju (MS) - Maracajú assistiu à Primeira Etapa do Campeonato Estadual 2012 de Enduro de Regularidade, ou II Enduro do ‘Vô Zizo’, na manhã deste domingo (20). A prova contou com a participação de 94 pilotos distribuídos em seis categorias: Master, Sênior, Over, Júnior, Novatos e Turismo.

A largada aconteceu pontualmente às 8h, com os pilotos ligando motores e iniciando a etapa ao sair do Posto Carreteiro a cada 30 segundos. Eles seguiam para a rodovia Maracajú-Porto Murtinho e entravam na trilha para a Pedreira, enfrentando corredores no meio do milharal, estradas vicinais, mata fechada, o sobe-e-desce da pedreira e mata de cerrado, para, em seguida, deslocar por estradas vicinais até ao 'Loteamento Fortaleza' – o único local no qual o público teve acesso ao evento.

No loteamento foi construída a pista de habilidades – um duro teste para os já cansados e esgotados pilotos do Enduro – e, também, parte do percurso com dois Postos de Controle (PC’s). Charco, lama, rampas, saltos, troncos de madeira, toras em sequência, buraco cheio de galhos e folhas, e um trecho arenoso eram os obstáculos a serem vencidos no loteamento. “É duuuro!”, gritou o piloto Sérgio Padilha, da Novatos, ao sair do local, para enfrentar mais trilhas pelas matas e beira de córregos da região.

Na pista de habilidades o público se divertiu muito. Foram várias quedas, capotes e tombos que fizeram a alegria da meninada presente: “Vai cair... vai cair... Caiuuuu!”. Houve piloto que contabilizou ‘apenas’ uns 20 tombos durante todo o percurso. Mas cada tombo era motivo de orgulho e de alegria: Mais causos e estórias para contar no bate-papo de uma roda de amigos.

“O Enduro de Regularidade tem uma peculariedade singular. Ao contrário de outras modalidades – onde pilotos competem diretamente entre si para ver quem chega primeiro, aqui, o maior adversário do piloto é ele mesmo. Se ele não cumprir a meta estabelecida para cada Posto de Controle (PC) e ‘zerar’ a planilha, ele perde pontos. Vence o piloto que errar menos e for o mais regular dentro da competição”, explica José Di Ciommo Júnior, o “Zizo Maracajú”.

FESTA E PÓDIO

A chegada aconteceu às 12h20 na pizzaria Fundo de Quintal, parada final e pausa para o almoço. Um a um, eles foram chegando. Felizes, sujos e alquebrados, mas inteiros e vitoriosos – apenas uma motocicleta quebrou e um piloto novato – Rodrigo Marques Macedo – ficou perdido numa área de mata fechada, sendo resgatado às 14h. “Não consegui acertar o ‘Winner’. Tinha que zerar e começar tudo de novo, toda hora! Embaralhou tudo...”, justificou, sorrindo.

Moto parada, entregar GPS, pegar o mapa individual de desempenho aferido, e aguardar o resultado final com a chegada do último piloto e GPS. Em seguida, às 15hs, foi realizada a cerimônia de entrega de troféus aos cinco melhores de cada categoria.

O ‘Segundo Enduro do Vô Zizo’ foi sucesso absoluto, ao exceder as expectativas dos organizadores e superar de longe os números do ano passado. “Em 2011 começamos o campeonato com apenas 25 motos e pilotos. Hoje, participaram mais que o triplo de pilotos e, com o desenrolar do campeonato, esse número vai subir”, informa Roberto Dobler, o “Paku”, piloto e membro do Moto Trilha Dourados e um dos organizadores do evento.

O II Enduro Vô Zizo Maracaju – Abertura do Estadual de Enduro de Regularidade 2012 – contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Maracaju/ Deputado Reinaldo Azambuja/ Tornearia Guavira/ Eletro Tintas/ PlantBem/ Posto Carreteiro/ Fazenda Água Rica/ BikeBox/Exitus Corretora/ Nata Prest Serviços/ e Disk-Sistema. Realização do clube Moto Trilha Dourados e Moto Trilha Maracaju. Organização do piloto José Di Ciommo Júnior, o “Zizo Maracajú”, com o apoio da Federação de Motociclismo do Estado de Mato Grosso do Sul (FEMEMS).

A Segunda etapa do Enduro de Regularidade está prevista para Corumbá, no dia 24 de junho. 

Confira o resultado oficial da Etapa de Enduro em Maracajú:

CATEGORIA MASTER


1° Oraci Scarpato Caneppele – Agrícola Urtigão/Caarapó/MS
2° Inácio Jorge da Silva Junior – Farmanossa/Organização Silva/Deodápolis/MS
3° Alex V. de Oliveira – Rôias Do Cerrado – Itaporã/MS
4° Claudio Kazuyuki Matsuda – Dois Irmãos do Buriti/MS
5° Célio Satoshi Nishimura – Moto Trilha Itaporã – Itaporã/MS

CATEGORIA SÊNIOR

1° Celso Honório de Oliveira – Madecelmóveis - Campo Grande/MS
2° Euclides Niehues Junior – Moto Trilha Bodoquena – Bodoquena/MS
3° Roberto Dobler (Paku) – Agro RG Alimentos – Dourados/MS
4° Aaron Rodrigo Mateiro Cirilo – Mercado Cirilo - Deodápolis/MS
5° Alexandre Lima – Moto Trilha Bodoquena – Bodoquena/MS

CATEGORIA OVER

1° Gerson Y. Miyazaki – Moto Trilha Dourados – Dourados/MS
2° Marcos Antonio da Silva – Lobo Motos, Lobo Automóveis – Caarapó/MS
3° Onéssimo Roque Caneppele – Agrícola Urtigão – Caarapó/MS
4° Aureo Garcia Ribeiro Filho – Aureo Advocacia S/S – Dourados/MS
5° Edson Rodrigues Moreira Filho – Estação Do Corpo – Dourados/MS

CATEGORIA JUNIOR

1° Eduardo de Lima Furlan – Lojas Florai – Caarapó/MS
2° Tiago Aparecido Cardoso – Agripeças – São Gabriel d’Oeste/MS
3° Baltazar Jr P Holsback – Baterias Holsback – Dourados/MS
4° Max Moreira - Leal Divisórias e Forros – Campo Grande/MS
5° Cleber Correa Cardoso – Loja Alice – São Gabriel d’Oeste/MS

CATEGORIA NOVATO

1° Ciro Fogaça – Loucos De Pedra - Campo Grande/MS
2° Jeferson Abel – Fazenda Gaúcha – Dourados/MS
3° José Tiago Bonifácio Fontes – Drogaria Laura e Lab. Anderson e Simões – Aquidauana/MS
4° Renato Ortega – Hidrasper Poços Artesianos – Dourados MS
5° Klaus Silveira Weissinger – AnalisÁgua - Campo Grande/MS

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS