MMA | Lucas Castro | 18/03/2019 12h44

Kallew Faísca finaliza paraguaio em 56 segundos no CTF MMA Internacional

Compartilhe:

O maranhense Tagore Kallew dos Santos, o “Faísca”, venceu o paraguaio Moisés Gimenez, pela categoria peso-palha (até 52 quilos), na Copa Team Force (CTF) de Artes Marciais Mistas (MMA).

O torneio aconteceu no ginásio Poliesportivo Digermov, em Assunção, capital do Paraguai, no dia 9 de março. Faísca, residente em Campo Grande-MS, foi o único representante brasileiro no naipe masculino.

Faísca, de 25 anos, da Attack Team, levou apenas 56 segundos para superar seu adversário, com finalização na chave de pé, mais conhecida como “botinha”. O atleta, atualmente, é tido como o melhor peso-palha de Mato Grosso do Sul.

“Busquei o nocaute, mas meu adversário era do jiu-jitsu e tentou me finalizar. Então, fui feliz e consegui finalizar ele primeiro, no round inicial”, afirmou o atleta ao Esporte Ágil.

Para Kallew dos Santos, o principal desafio em participar da competição foi perder peso, para atingir a pesagem limite exigida pela categoria no CTF. “Dei início ao meu camp (período de preparação) no dia 22 de janeiro, com 61 quilos. Comecei a fazer dieta, diminuir a quantidade de comida para chegar aos 52 quilos necessários para ‘bater’ o peso”. Sem o auxílio de um nutricionista, o lutador foi o último a atingir o peso ideal para conseguir competir.

Natural de Estreito-MA, Kallew “Faisca” completou 12 lutas profissionais no card oficial de MMA. Atualmente, mora e treina em Campo Grande-MS. Com a conquista em Assunção, o lutador completou nove vitórias, duas derrotas e ainda há uma luta sem definição por golpe ilegal do adversário, que não conta para registro no histórico de lutas.

Confira o vídeo da luta de Faísca no CTF:

Trajetória na luta

Kallew dos Santos começou a se envolver no universo das artes marciais por meio do karatê. O atleta conta que, posteriormente, conheceu o jiu-jitsu através de seus amigos, na época do Ensino Fundamental, em Estreito-MA.

“Me levaram para treinar com o mestre Jakson Pontes e lá ele me apresentou o jiu-jitsu e, depois, o MMA. Eu fico me perguntando até hoje: como, em uma academia tão pequena, de uma cidadezinha do interior do Maranhã, saíram tantos atletas bons, faixas-preta e que está até hoje lutando em alto nível?”, destacou Kallew.

(Foto: Arquivo pessoal)

O atleta revela ao Esporte Ágil que o segredo para alavancar sua carreira, treinando em alto nível, foi disputar, amistosamente, com colegas de outras academias com grande potencial. “Somos bem unidos. Por mais que sejam de outras equipes, os caras se abraçam por uma causa e se ajudam bastante”, salientou.

O seu quesito mais forte é o jiu-jitsu, modalidade na qual é faixa-marrom. Das suas nove vitórias até agora, oito foram por finalização ainda no primeiro round. Modestamente, o lutador destaca que está tentando melhorar as suas características do Boxe. Seu primeiro nocaute aconteceu em setembro do ano passado, pelo 1º Sidro Combate de MMA, realizado em Sidrolândia-MS. Na ocasião, Faísca venceu Camilo Cardoso com dois minutos e 20 segundos de combate.

(Foto: Arquivo pessoal)

“Busco melhorar a minha ‘trocação’ (embate mão-a-mão) e acredito que já melhorei. Se pegar o Kallew Faísca de um ano atrás e comparar com o de hoje, já tem uma diferença. Estou buscando sair da minha zona de conforto, acho que a gente evolui quando sai dela. Levo para o meu centro de treinamento alguns atletas especialistas na ‘trocação’ para que eu possa melhorar essa característica”, revelou Kallew.

Kallew "Faísca" dos Santos concedeu entrevista ao Esporte Ágil TV em fevereiro deste ano. Confira mais sobre a vida do atleta clicando neste link.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS