Luta Olímpica | Hélio Lima | 01/03/2016 15h25

Treinador cubano começa plano de desenvolver luta em MS

Compartilhe:

Nove treinadores cubanos de luta olímpica chegaram ao Brasil em dezembro do ano passado. No final de janeiro deste ano, todos eles se espalharam pelo país. A missão era descobrir novos talentos e formar outros treinadores para a luta olímpica se desenvolver ainda mais no Brasil. Esses treinadores fazem parte do plano da confederação da modalidade para unificar o treinamento dos atletas brasileiros. O projeto beneficiará cidades fora do eixo Rio - São Paulo, entre elas Chapadão do Sul e Campo Grande, em nosso Estado.

Esse pelotão de elite foi criado na tradicional escola cubana de luta olímpica. Ao contrário do Brasil, que nunca subiu ao pódio da modalidade nas Olimpíadas, Cuba já conquistou 19 medalhas olímpicas. Foram sete de ouro, cinco de prata e outras sete de bronze.

“Tenho uma carreira bonita como atleta e quero ter uma carreira bonita também como treinador. E penso que aqui no Brasil, em MS, dar o melhor de mim e me entregar para contribuir para o desenvolvimento da luta. Minha família está um pouco triste. Mas tem que entender que é uma oportunidade para eu crescer profissionalmente um pouco mais nesse âmbito da luta”, afirma Jose David, campeão mundial, que assim como os oito treinadores vai ficar um ano no Brasil longe da família.

Por enquanto, José David tem poucas informações sobre a modalidade em nosso Estado e vai depender de um acompanhamento da Federação de Lutas Associadas de MS - FELAMS. Ele começará inicialmente a desenvolver seu plano de ação no município de Chapadão do Sul, no Centro de Treinamento de Lutas Vini Evolution, construído especialmente para recebê-lo, sob a supervisão do vice-presidente da entidade, o professor Vinícius Cordova.

O plano de desenvolvimento da modalidade conta com o apoio local da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Esportes do município, e de entidades de ensino e assistência a crianças e adolescentes, como o Centro Educacional Nossa Senhora das Graças.

O Centro de Treinamento de Lutas Vini Evolution oferece aulas gratuitas de Luta Olímpica (Wrestling) para crianças e adolescentes e fica localizado na Avenida Quatro, esquina com a Rua Vinte e Cinco em Chapadão do Sul.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS