Laço | Com Assessoria | 23/09/2010 07h11

Campeonato Nacional começa nesta quinta-feira em Campo Grande

Compartilhe:

Campo Grande (MS) - O 5º Potro do Futuro acontecerá de 23 a 26 de setembro no Parque Laucídio Coelho, em Campo Grande, e traz junto o 5º Campeonato Nacional e o 8º Encontro Estadual de Laço Comprido, leilões, rodadas de negócios e baile carapé. Segundo organizadores são esperados mais de 40 mil pessoas durante os três dias no acontecimento que é considerado vitrine da eqüinocultura do Mato Grosso do Sul.

Para o presidente da ACQM, Nilson Ricartes o 5º Potro do Futuro coloca o Estado entre os grandes eventos do cavalo no País. "Assim como acontece a Festa do Peão em Barretos, o Rodeio de Jaguariúna, este é de tão grandeza e importância para o setor rural. É o maior evento oficial de laço comprido do Brasil, pena que ainda não é dada importância para ele como os demais", destaca Ricartes observando a falta de apoio institucional do poder público estadual e municipal que não investiram um centavo sequer na realização da competição. "Ano passado tivemos apóio do Ministério da Agricultura, este ano estamos contanto com a boa vontade do setor privado. É frustrante!" Anteriormente deputados estaduais ligados ao agronegócio [que são candidatos novamente] prometeram na presença da equipe do Jornal Agroin apoio a instituição, porem nunca não cumpriram com a promessa.

Um levantamento de 2007 realizado pela ESALQ/CNA/MAPA no Estudo do Complexo do Agronegócio do Cavalo (disponível em http://cepea.esalq.usp.br/cavalo/) revela que as atividades relacionadas ao cavalo movimentam cerca de R$ 7,5 bilhões, ocupando mais e 600 mil pessoas. É importante observar que estes dados ainda não foram atualizados. Expectativa dos organizadores é que o evento gere cerca de 300 empregos diretos e indiretos, atraia pessoas de vários estados e um total de R$ 3 milhões em faturamento, isso sem contar com o movimento financeiro em hotéis e no comércio em geral.

Na programação, destaque para baile do carapé que acontecerá todos os dias a partir das 14 horas e a galeria dos garanhões que vai colocar a venda de material genético de 16 animais da raça [pacotes de doses sêmen] e embriões de três éguas de renome internacional.

Haverá leilão com 50 animais no dia 24, sexta-feira, com transmissão pelo Agrocanal, um dos canais do SBA. A competição contará pontos para o ranking nacional da ABQM. Informações sobre ingressos no telefone (67) 3342-7679.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS