Judô | Lucas Castro | 24/07/2019 10h06

Veteranos e árbitros de MS destacam-se em evento nacional de judô

Compartilhe:

A delegação de judô sul-mato-grossense participou, no último final de semana (20 e 21 de julho, sábado e domingo), em Natal-RN, do Campeonato Brasileiro de Veteranos e Kata, organizado pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ). A competição foi sediada no Ginásio da Integração, no Colégio Henrique Castriciano/Uni RN. 

Participando da competição como atletas, a Federação de Judô de Mato Grosso do Sul (FJMS) foi representada no pódio pelo sensei Marco Aurélio Moura, que conquistou a medalha de prata na categoria M5 pesado (acima de 100 quilos). José Roberto Teruel, de 74 anos, garantiu a medalha de ouro na M10 meio médio (até 81 quilos).

Teruel, que é da categoria M10, enfentrou Roberto Kawamoto, da M9, pelo fato de nenhum competidor ter se inscrito na M10. Por este motivo, ambos receberam condecorações douradas.

Outros três atletas participaram do evento e levaram o nome do estado a nível nacional, mas não subiram ao pódio.

Robson Gomes Gatto, na M2 meio-pesado (até 100 quilos), ficou na quinta colocação. Antonio Mauricio Ornellas Marques também encerrou a competição em quinto lugar, na M2 pesado (acima 100 quilos).

Marco Moura e sensei Sogabe 9° Dan (Foto: Arquivo pessoal)

Além destes, Johnny Guerra Gai, na M3 meio-médio (até 81 quilos), fechou o Brasileiro na sétima posição.

O evento mostrou a evolução da classe veteranos no Brasil. De acordo com Marco Moura, fundador da Associação Desportiva Moura, de Campo Grande-MS, o nível da competição estava demasiadamente elevado, com atletas de todo o pais.

"Essa classificação foi importante, eles lutaram muito, a competição foi bastante difícil, competitiva. Em um Campeonato Brasileiro, já é uma grande conquista ficar em quinto ou em sétimo, sendo que havia cerca de 17 atletas nas categorias de peso. Nossos atletas estão de parabéns pela classificação final", destaca Moura, ao Esporte Ágil.

José Teruel e o paulista Roberto Kawamoto no pódio da M10 meio médio (Foto: Arquivo pessoal)

De acordo com o boletim oficial, divulgado pela CBJ, 360 judocas (314 no masculino e 46 no feminino) estiveram na capital potiguar.

No quadro geral de medalhas, por unidades federativas, Mato Grosso do Sul terminou na 19ª colocação. O estado campeão foi São Paulo, com 68 medalhas (29 de ouro, 22 de prata e 17 de bronze), seguido do Rio Grande do Norte, que obteve 22 medalhas (5 douradas, 8 prateadas e 9 bronzeadas). A Bahia encerrou o Brasileiro em terceiro, com 12 medalhas (5 de ouro, 2 de prata e 5 de bronze). O relatório geral da competição pode ser conferido neste link.

Na sequência, Johnny Gai, José Teruel, Antonio Marques, Robson Gatto e Marco Moura
(Foto: Arquivo pessoal)

A divisão desta classe é para atletas com 30 anos acima e se divide da seguinte forma:

*M11 e F11 - Os atletas acima de 80 anos não compete nos eventos veteranos. Recebem medalha de participação.

Peso individual das categorias (pesos oficiais da Federação Internacional de Judô - Fij):

Feminino: -48kg -52kg -57kg -63kg -70kg -78kg +78kg
Masculino: -60kg -66kg -73kg -81kg -90kg -100kg +100kg

Além dos atletas, Mato Grosso teve a atuação de dois árbitros. Daniela Rodrigues e Winston Ramão prestaram exame e foram aprovados para aspirante a Internacional, ou seja, agora são árbitros de nível continental.

*Com informações da FJMS.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS