Judô | Lucas Castro | 13/02/2019 11h00

Seis atletas representam o judô de MS em Estágio Internacional na Espanha

Compartilhe:

O judô sul-mato-grossense será mais uma vez representado nos palcos internacionais. Integrados à seleção brasileira, seis judocas viajam hoje (13) e representarão o estado na Copa Europeia Sub-18 em Fuengirola, na Espanha. Este é o primeiro estágio internacional da classe juvenil em 2019.

Os atletas estão concentrados em Pindamonhangaba-SP desde o último domingo (10) para avaliações e treinamento preparatório para a competição internacional. Na Espanha, o estágio será realizado dos dias 13 a 19 deste mês.

Os representantes de Mato Grosso do Sul foram definidos após boa classificação no Campeonato Brasileiro Interclubes – Seletiva Nacional Sub-18 de Judô (confira o resultado geral) da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), realizado em novembro do ano passado na Universidade La Salle, em Canoas-RS. Os melhores colocados de cada estado garantiram a vaga para a competição na Espanha. Os atletas com melhor classificação na Seletiva também carimbaram a participação no Meeting da Base, que ocorreu nos dias 2 e 3 deste mês, em São Paulo-SP.

Os atletas selecionados de Mato Grosso do Sul são:

  • Alexia Vitória Nascimento - Ouro no feminino meio-leve (-48 kg) - Associação Atlética Judô Futuro
  • Gabryel Romero - Ouro no masculino meio-médio (-73 kg) - Judô Clube Rocha
  • José Marco Demarco - Prata no masculino meio-leve (-60 kg) - Associação Desportiva Moura
  • Wesley Sebastião Moraes Filho - Prata no masculino superligeiro (-50 kg) - Associação Atlética Judô Futuro
  • Kaique Pires - Prata no masculino pesado (+90 kg) - Associação Atlética Judô Futuro
  • Letícia Menino - Prata no feminino meio-leve (-48 kg) - Judô Clube Rocha

(Divulgação/FJMS)

A atleta Karla Oliveira, da Associação Faixa Preta de Judô, ficou em quarto lugar na Seletiva, na categoria pesado (+70 kg), mas não teve condições financeiras para custear a viagem. Gabryel Romero e Alexia Vitória, por terem ganhado a Seletiva e, consequentemente, ficarem em primeiro lugar no ranking de suas respectivas categorias, foram totalmente custeados pela CBJ. Os demais receberam auxílio de amigos e familiares.

Para o presidente da Federação de Judô de Mato Grosso do Sul (FJMS), César Paschoal, o Estágio Internacional é uma oportunidade de os atletas trazerem uma série de conhecimentos técnicos para a modalidade no estado, por meio da troca de experiências com competidores a nível internacional.

Ele ressalta que, quem ganha com isso, são os atletas que viajam e todos os outros que permanecem treinando nas academias de Mato Grosso do Sul. “Esse intercâmbio proporciona aos nossos atletas um conhecimento de treinamento diferente, que podem trazer para os técnicos de origem que não puderam acompanha-lo durante o estágio. Estes, avaliam como está o nível técnico atual para aperfeiçoar os treinamentos”, afirma Paschoal.

“O judô de Mato Grosso do Sul comprova mais uma vez a nossa tradição em conquistar vagas na seleção de base, para que essas crianças e adolescentes possam crescer em competições de alto nível e incentivar outros a seguirem o mesmo caminho”, finaliza.

De acordo com o regulamento das Equipes de Base da CBJ, tanto a Seletiva 2018, quanto o Meeting e Estágio Internacional, são eventos que garantem pontos para o ranking. Está agendado de 21 de abril a 1º de maio o segundo Estágio Internacional, que será sediado na Alemanha.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS