Judô | Lucas Castro | 21/05/2018 07h00

MS conquista 10 medalhas no Campeonato Brasileiro Sub 21 de Judô

Compartilhe:

O estado de Mato Grosso do Sul demonstrou mais uma vez a sua força no judô ao conquistar 10 medalhas e ficar em 5º lugar no quadro geral do Campeonato Brasileiro 21 de Judô. A competição, organizada pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ), ocorreu neste sábado e domingo (19 e 20 de maio) no ginásio do Centro Pan-Americano de Judô, no município de Lauro de Freitas, na Bahia.

O campeonato na Bahia teve a participação de 329 judocas representantes de 26 estados brasileiros. No total, a competição contou com oito categorias, tanto no masculino, quanto no feminino: super ligeiro, ligeiro, meio leve, leve, meio médio, médio, meio pesado e pesado.

O objetivo principal dos atletas no Brasileiro Sub 21 é a obtenção de pontos decisivos para a classificação rumo ao Campeonato Pan-Americano Júnior de 2018, que acontecerá nos dias 6 e 7 de julho, em Buenos Aires, na Argentina.

A delegação sul-mato-grossense foi composta por 19 atletas (masculino e feminino), que conquistaram o total de 9 bronzes e 1 ouro. Com essas 10, o estado ficou na segunda colocação com o maior número de medalhas conquistadas, atrás somente de São Paulo, que terminou com 16. Na classificação geral por unidades federativas do Brasil, Mato Grosso do Sul encerrou a competição em quinto lugar, só perdeu para São Paulo (1º), Minas Gerais (2º), Rio de Janeiro (3º) e Distrito Federal (4º). O relatório geral da competição pode ser acessado por meio deste link.

(Foto: Lara Monsores/CBJ)

Na classificação final do feminino, Mato Grosso do Sul ficou em segundo lugar, perdendo apenas para o estado de São Paulo. Já no masculino, o estado terminou o campeonato em nono lugar.

Leia também: Prefeitura promove oficinas de judô para crianças e adolescentes


As medalhas de bronze pelo feminino foram conquistadas por Alexia Vitoria Nascimento (ligeiro, até 48 kg), Aline Cristina Neves (meio leve, até 52 kg), Milena Matias (leve, até 57 kg), Maria Perfeito (meio médio, até 63 kg), Yasmin Maruyama (médio, até 70 kg) e Erika Souza (pesado, acima de 78 kg).

Já pelo masculino, o bronze foi conquistado por Hernandes Santos (super ligeiro, até 55 kg), Ayhan Zanella (médio, até 90 kg) e Agson Lima (meio pesado, até 100 kg).

O ouro

Na Bahia, Camila Ponce foi a responsável por trazer o ouro para Mato Grosso do Sul. Para atingir o lugar mais alto do pódio da categoria meio pesado (até 78 kg), a judoca de 20 anos teve que derrotar três adversárias ao longo do caminho: Sara Silva (GO), Ana Camargo (PR) e Laislaine Rocha (SP) na final.

(Foto: Divulgação)

Atualmente, Camila Ponce é a líder do ranking nacional de judô, na categoria sub 21 e conquistou o topo ao garantir a medalha de prata na Taça Brasil Sub de Judô, que aconteceu nos dias 5 e 6 de maio em Belo Horizonte/MG. O Esporte Ágil divulgou todas as conquistas de medalhas dos atletas de Mato Grosso do Sul na competição sediada na capital mineira.

Reginaldo Arruda, técnico de Camila, afirma que a atleta está num ritmo ótimo de competição devido a sua forte rotina de treinamentos físicos e técnicos. “A Camila participou de campeonatos fortíssimos no Brasil, inclusive ganhou a seletiva nacional da sua categoria e participou do Circuito Europeu na Alemanha, onde conseguiu o quinto lugar. Voltou contundida de lá, mas ainda assim conquistou a prata na Taça Brasil de Juniores em Santa Catarina, foi campeã brasileira regional em Goiás e agora o título nacional em Salvador”.

“Agora, é seguir treinando forte, pois a Camila tem grandes possibilidades de representar o Brasil no Pan-Americano da categoria em Buenos Aires, na Argentina e seguir para o Mundial nas Bahamas em outubro desse ano”, conclui Arruda.

(Foto: Arquivo pessoal)

A judoca treina na Associação Judô Aliança, de Campo Grande-MS e é titular da Seleção Brasileira de Judô na categoria de base Meio Pesado sub 21. A atleta foi convocada pela CBJ para participar do estágio internacional sub 21 previsto para acontecer nos dias 2 e 3 de junho, em Leibnitz, na Áustria. Além disso, sem dúvidas, Camila tem grandes chances de representar o Brasil nos Jogos Olímpicos de Verão de 2020, assim como outros atletas de Mato Grosso do Sul, celeiro de judocas do mais alto nível.

(Foto: Divulgação)

Delegação de MS

Esses são os 19 atletas que participaram da competição nacional em Lauro de Freitas (BA) e, sem dúvidas, representaram e honraram o judô sul-mato-grossense:

Feminino: Letícia Menino (super ligeiro), Alexia Vitoria Nascimento (ligeiro), Aline Cristina Neves (meio leve), Milena Matias (leve), Maria Fernanda Sabbo (leve), Maria Perfeito (meio médio), Maria Eduarda Santana (meio médio), Yasmin Maruyama (médio), Camila Vitoria Ponce (meio pesado) e Erika Souza (pesado).

Masculino: Hernandes Santos (super ligeiro), Igor Silva (super ligeiro), Gian Carlos Coutinho (ligeiro), Luan Nantes (ligeiro), Isac Bignardi (meio leve), Gabryel Romero (leve), Carlos Honório Salles (meio médio), Ayhan Zanella (médio) e Agson Lima (meio pesado).

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS