Judô | Da Redação/Com O Estado | 11/04/2013 15h51

Mato Grosso do Sul busca o pentacampeonato regional em GO

Compartilhe:

Campo Grande (MS) - A delegação sul-matogrossense de judô embarca hoje, às 19 horas, da Capital, em busca do Pentacampeonato Brasileiro Regional, que acontece no fim de semana em Anápolis (GO). A competição conta com lutas na categorias sub-13, sub-15, sub-18, sub-21, e sênior, e é considerada uma das mais disputadas do Brasil.

Foram inscritos 686 atletas do Distrito Federal, Goiás, Tocantins, Acre, Rondônia e Mato Grosso do Sul. Este ano, a delegação estadual estará completa e contará com 100 atletas e dez técnicos. Os judocas passaram por uma seletiva que aconteceu no início do mês no Estádio Guanandizão, em Campo Grande, onde foram convocados 80 atletas que se destacaram.

Além dos 80 judocas que passaram pelo Torneio Início, 20 atletas que se destacaram em demais competições, nacionais e internacionais, foram convocados para integrar a delegação. O Regional também é o passaporte para os atletas e as delegações garantirem classificação para o Brasileiro Final. Para a viagem, a Fundesporte disponibilizou três ônibus. Já a estadia e alimentação dos atletas que não possuem condições financeiras serão custeadas pela federação sul-mato-grossense. O alojamento é disponibilizado pelos anfitriões.

Camila Gebara ‘desobedece’ a ordem médica e vai à luta em Goiás A grande expectativa era a confirmação da atleta Camila Gebara, de Dourados, que junto com seis atletas do Estado integram a seleção brasileira. Camila é consideradauma das principais atletas do Estado na categoria pesopesado e pode competir em duas categorias: Sênior e Junior, além de colecionar títulos nacionais e internacionais. A judoca que já vinha apresentando um histórico de complicações devido ao intenso ritmo de treinos, competições e o desgaste físico, sofreu uma lesão durante o Campeonato Europeu realizado este ano.

Sua participação no Brasileiro Regional foi até mesmo descartada pelo chefe da delegação, Marcos Aguilhera, após os exames preliminares das lesões de Camila apontarem uma complicação grave. O diagnostico preliminar feito ainda na Alemanha, onde a atleta ficou internada, apontou uma fratura na costela que obrigaria a atleta a passar por uma cirurgia e ficar fora das competições.Camila teve ainda complica- ções no menisco e no joelho e estava com cirurgia marcada para o fim deste mês. Em um novo exame, o diagnóstico foi diferente. Foi constatado que houve um estiramento no músculo da costela, uma lesão mediana, segundo a atleta.

Contrariando os diagnósticos dos médicos, Camila se sente segura e afirma estar confiante para vencer mais essa etapa “Eu sei que me foi recomendado o repouso e sei dos riscos que estou correndo. Mas vou tentar não forçar muito e “jogar” de maneira aberta. Confio no meu trabalho e busco sempre a vitória”.

O chefe da delegação do Estado comemora a recuperação de Camila e cita a atleta como uma importante ferramenta para alcançar a classificação do Estado no Campeonato Brasileiro Final.“Diante da incerteza da participação da Camila, vejo a importância dessa atleta para o judô no Estado, assim como os demais atletas, e acima de tudo, os que estão se destacando em nível nacional. A Camila é uma forte candidata ao título de sua categoria, assim com a participação dela, é a certeza da participação de Mato Grosso do Sul no Brasileiro final”.

Segundo o técnico da atleta, Sergio Alber de Sousa, o ritmo de treinamento da judoca foi reduzido e sua preparação física ficou comprometida, mas os treinos técnicos foram intensificados. “Sabemos que passar por lesões é um momento difícil para qualquer atleta, mas a Camila é determinada. Com ela, é garantia certa de medalha para o Estado” comentou o técnico sobre a importância do reforço de Camila para a equipe do Estado.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS