Judô | Da redação/com Assessoria | 10/09/2014 15h07

Judocas de Ponta Porã disputam torneio internacional

Compartilhe:

Ponta Porã (MS) - O próximo fim de semana será de disputa para atletas da Associação Cano de Judô. Nove deles participam da nona edição da Copa Ponta Porã Internacional de Judô, no Ginásio de Esportes Pepe Portela. A competição começa na sexta-feira (12) e segue durante todo o sábado (13) com as disputas nas categorias de base e reúne judocas de diversas cidades sul-mato-grossenses, interior paulista e do Mato Grosso, além de participantes da Argentina e do Paraguai. Em nota distribuída pelos organizadores, foi confirmada a presença de Layana Colman, campeã olímpica da Juventude.

De acordo com a Sansei Érica Rodrigues, que treina os novos judocas junto com o Sansei Alexandre Cano, participam da competição Nathally Rebeca, na categoria Sub-18, Giovane Cano e César Augusto na Sub-13 e ainda Nycollas Rafael, Breno Dias, Octávio Licorini, Antônio João, Abner Bráz e Ana Beatriz Cano, todos Sub-11. Desses nove judocas, a expectativa é que pelo menos quatro deles subam no pódio. "A Nathally, o Giovane e o Octávio já conquistaram resultados expressivos em outras competições e espero que continuem entre os primeiros. Além disso, o Nycollas e a Ana Beatriz estão invictos e devem trazer bons resultados".

Com três títulos estaduais, medalha de ouro nos Jogos Escolares 2012 e bronze no Sul-Americano Escolar, Nathally vai para Ponta Porã como uma das favoritas na categoria. Mas para ela, confirmar essa condição só com muito trabalho. "Estou me dedicando muito e espero dar o meu melhor para ter um bom desempenho e voltar com a medalha de ouro". Na sua avaliação, Aline Neves, de Campo Grande, e a paulista Gabriela Clemente devem ser os principais obstáculos para subir no ponto mais alto do pódio.

Novatos - Os outros alunos participam de uma competição pela primeira vez e o objetivo é que esses aproveitem a oportunidade para sentir o ambiente de disputa, mas medalhas não são descartadas. "Eles podem surpreender", avisa Érica. Entre os novatos está o garoto Breno Dias, de nove anos, que mesmo com pouca idade já teve que superar uma contusão grave. Em julho de 2013, fraturou tíbia e fíbula da perna direita fazendo o que toda criança de sua idade faz: brincar. Depois de seis meses afastado dos tatames, Breno voltou a treinar e agora tem a primeira chance de mostrar o que já aprendeu. "Estou muito feliz por finalmente conseguir competir e espero ser um dos medalhistas", diz, confiante.

Apoios - Para participar destas competições, os atletas da ACJ contam, por enquanto, com a ajuda dos próprios pais, o que nem sempre é o suficiente para cobrir todos os custos. "Muitos dos nossos alunos que competem fazem parte de algum projeto social e não é sempre que os pais podem colaborar nas viagens", explica Érica. Segundo ela, já está prevista uma nova competição na cidade paulista de Presidente Venceslau no dia 19 deste mês, a Copa Nelson Morimoto de Judô. "Nesta devem ir 12 judocas e vamos precisar locar uma van, além de outros gastos". Para resolver isso, de acordo com a Sansei, apenas o apoio de empresas que queiram ajudar no projeto ajudaria. "Esperamos que empresas que queiram investir no esporte possam nos ajudar a continuar levando nossos judocas para competir e representar nossa cidade", conclui.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS