Judô | Lucas Castro | 12/04/2019 18h13

Judoca é convocada para Estágio Internacional na Alemanha

Compartilhe:

A judoca campo-grandense Aléxia Vitória Nascimento, da Associação Atlética Judô Futuro, foi convocada pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ) para Estágio Internacional Sub-18 em Berlim, capital da Alemanha. O evento será de 24 abril a 1º de maio.

Segundo o cronograma da programação divulgado pela CBJ, de 26 a 28 de abril será realizada a competição entre os atletas dos países participantes; de 29 a 30 de abril acontece o treinamento de campo. O retorno ao Brasil está previsto para 1º de maio.

De acordo com a Federação de Judô de Mato Grosso do Sul (FJMS), a atleta foi convocada por estar em primeiro lugar no ranking nacional da categoria. A CBJ convoca apenas todos os primeiros colocados de cada categoria de peso.

Os atletas convocados têm todas as despesas de participação custeadas pela CBJ. De acordo com a entidade, também será oferecida a oportunidade de participação de outros atletas no evento internacional por processo de adesão. Nesta ocasião, o interessado deve arcar com suas próprias despesas, entre elas hospedagem, alimentação, transporte interno, taxas de inscrições e taxa de remessa. O valor a ser desembolsado é em torno de R$ 3.740,00.

Segundo a CBJ, além dos quatro classificados de cada categoria de peso (feminino e masculino) na Seletiva Nacional, poderão participar do processo de adesão: classificados até 4º colocado de cada categoria de peso no Meeting Nacional 2019; classificados até 4º colocado no Ranking Nacional da Base atualizado antes do Estágio Internacional; campeão Pan-Americano Sub-15 e Sub-18 em 2018, de acordo com a faixa etária; medalhista em Estágio Internacional 2018; campeão brasileiro Sub-18 e Sub-21 em 2018 e campeões dos Jogos Escolares da Juventude 2018, segundo a faixa etária.

Na categoria Sub-18, de Mato Grosso do Sul, estão cotados para participar, por adesão, o meio-médio Gabryel Vieira (Judô Clube Rocha), o meio-leve José Marco Demarco (Associação Desportiva Moura), o superligeiro Wesley Sebastião Moraes Filho (Associação Atlética Judô Futuro), o pesado Kaique Pires (Associação Atlética Judô Futuro) e, no feminino, a meio-leve Letícia Domingues Menino (Judô Clube Rocha).

De acordo com o regulamento das Equipes de Base da CBJ, tanto a Seletiva 2018, quanto o Meeting e Estágio Internacional, são eventos que garantem pontos para o ranking.

Aléxia Nascimento foi um dos destaques da seleção brasileira de base no último Estágio Internacional Sub-18, disputado de 17 a 27 de março em Bad Blankenburg e Bremen, também na Alemanha. A atleta trouxe para casa na denominada International Thuringia Cup. Antes de chegar à final, Aléxia derrotou adversárias da França, Alemanha e Grã-Bretanha. Na briga pelo ouro, a campo-grandense foi batida pela holandesa Indy Godschalk.

Aléxia foi prata em Bad Blankenburg em março (Foto: Divulgação)

Na mesma categoria de peso, Letícia Menino foi para o tatame. A judoca do Judô Clube Rocha superou atletas da Holanda, Suíça e foi vencida por uma adversária belga. Durante a repescagem, Letícia ganhou de uma alemã e uma francesa. Na disputa pelo terceiro lugar, a judoca acabou perdendo para Melany Rossen, da Holanda.

Conforme a CBJ, no masculino pela Masters Cup Bremen, José Demarco, da Associação Desportiva Moura, perdeu para um holandês logo no primeiro combate pela categoria de peso -60 kg, também pela Sub-18, que teve mais 86 participantes.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS