Judô | Da Redação | 14/11/2020 07h08

Judoca de MS participa de treinamento com a seleção

Compartilhe:

A sul-mato-grossense Aléxia Vitória Nascimento, de 18 anos, participou de treinamento de campo com a seleção brasileira principal de judô. Realizados em estrutura montada no Hotel Colonial Plaza, em Pindamonhangaba, no interior de São Paulo, de 8 a 13 de novembro, a atividade integrou atletas da equipe de base com a principal, como forma de assegurar qualidade e continuidade na renovação da seleção ao longo dos ciclos olímpicos.

De acordo com a Confederação Brasileira de Judô (CBJ), o treinamento reuniu mais de 60 atletas. Destes, 17 foram convocados para o Campeonato Pan-Americano Sênior de Guadalajara, no México, última competição valendo pontos ao ranking neste ano.

A iniciativa é parte do processo de formação de uma nova geração de judocas, com vistas aos Jogos Olímpicos de Verão 2024, de Paris, na França e até Los Angeles-2028. “O treinamento foi uma experiência muito grande, consegui aproveitar a chance de estar com as melhores judocas do mundo, que são as brasileiras, em uma estrutura de ponta como é em Pindamonhangaba. Foi uma oportunidade muito gratificante e espero vir mais vezes”, relata Aléxia Nascimento.

A campo-grandense, da Associação Atlética Judô Futuro, liderou o ranking nacional sub-18 na categoria até 48 quilogramas (kg) até atingir o limite de idade (17 anos) para a classe. Agora, com 18 anos, na sub-21, Aléxia já aparece em quarto lugar, sendo dois anos mais nova do que a líder.

Alexia é esperança de medalha para o Brasil nas Olimpíadas de 2024 (Foto: Alenezi Fawaz/IJF)

A sul-mato-grossense conta em seu currículo com o tricampeonato da etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude e o ouro no Campeonato Pan-Americano Sub-18 2019, resultado que a levou ao Campeonato Mundial da categoria, em Almaty, no Cazaquistão, no mesmo ano. Aléxia também já participou de inúmeros Estágios Internacionais, além de ter faturado a prata no Campeonato Brasileiro Interclubes - Taça Brasil Sub-21, em 2019.

Segundo o técnico e pai da atleta, Alessandro Nascimento, a judoca é esperança de medalhas ao Brasil nas Olimpíadas de 2024. O processo de iniciação junto ao selecionado adulto começou em 2019. “A Aléxia já está inserida nesse planejamento da CBJ para Paris e a seleção conta com ela para daqui quatro anos. É uma das fortes candidatas a preencher a vaga e trazer medalhas para o Brasil. Ela está no caminho de alcançar o tão esperado sonho de ser atleta olímpica”.

Durante a semana de treinos, a rotina dos judocas na concentração começava com café da manhã e treino físico ou de judô em sequência. Logo depois do almoço, todos os atletas tinham um intervalo para descansar ou se recuperar em sessões de fisioterapia para retornarem ao tatame ou à academia no final da tarde.

A CBJ estuda ainda a realização de outro período de treinos neste mesmo molde em Pindamonhangaba, em dezembro, visando manter os judocas em ritmo para a disputa do World Masters de Doha, previsto pela Federação Internacional de Judô (FIJ) para janeiro de 2021.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS