Judô | Pedro Nogueira/Da Redação | 22/05/2012 12h22

Com início de ano arrasador, judoca do MS quer mais títulos em 2012

Compartilhe:
Layana agradece ao sensei, à família e aos amigos pelo bom momento que vive na carreira. Layana agradece ao sensei, à família e aos amigos pelo bom momento que vive na carreira. (Foto: Confederação Brasileira de Judô)

Campo Grande (MS) - Layana Colman é uma das judocas sul-mato-grossense que se destaca neste ano no país e fora dele. Prova da boa fase do judô feminino no estado é a conquista do Brasileiro Sub-17 no último final de semana. Layana, que compete na categoria menos de 48 kg, tem apenas 15 anos, muitos títulos e metas.

A judoca começou com dez anos, no final de 2006, por lazer. "Uma amiga minha me chamou para treinar como um passatempo, mas acabei gostando".

Layana conta que percebeu quando começou a competir e ter resultados positivos. "Fui amadurecendo no esporte e criando responsabilidade com treinos e competições. Em 2007, no Chile, depois de ser prata no Sul-americano, percebi que o que estava fazendo o que gostava  e que ia e vou fazer isso a vida toda".

De lá para cá, ela coleciona títulos: quatro vezes vice-campeã brasileira, campeã brasileira, duas vezes vice campeão sul-americana, vice-campeã pan-americana, duas vezes vice e uma campeã das Olímpiadas Escolares, campeã na european cup cadets em Berlim, Alemanha e sete vezes campeã brasileira regional.

Começando 2012 com o pé direito

Este ano já foi ouro no Brasileiro Regional em Brasília, ouro na Seletiva Nacional em Fortaleza, ouro em Berlim no Circuito Europeu e, no final de semana passado, prata no Brasileiro no Espírito Santo, tudo na categoria Sub-17.

Apesar das várias conquistas, ainda existem objetivos para 2012. "Treinei muito para obter estes resultados e agora quero conquistar o pan-americano em setembro e vencer os Jogos Escolares Brasileiros no fim do ano", diz.

Perguntada se está no auge da carreira, a judoca da academia Rocha, aluna do Sensei Igor Rocha, prega humildade. "Ainda tenho muito o que aprender e passar por várias experiências".

Sonhos

Layana finaliza contando seu sonho: conquistar o mundial e principalmente ir às Olimpíadas Rio 2016. "Viajar para competir é muito bom mas lutar em casa com a melhor torcida do mundo é melhor ainda. Ouvir a torcida gritando eu sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor. Não tem sensação melhor".

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS