Judô | Com CG Noticias | 13/11/2023 12h12

Com 5 locais na Capital, Judô é ótima opção para treino de crianças

Compartilhe:

O Judô, uma das modalidades de luta mais conhecidas em todo o mundo, está ganhando destaque nos parques da Prefeitura Municipal de Campo Grande, por intermédio da Fundação Municipal de Esporte (Funesp), por meio do Programa Movimenta Campo Grande. O Programa tem como objetivo incentivar a prática esportiva entre crianças da Capital, proporcionando oportunidades para aprender e se desenvolver na modalidade esportiva do Judô.

Atualmente o judô é oferecido em cinco locais da cidade, incluindo o Parque Ayrton Senna, Jacques da Luz, Sociedade Constantino Lopes Rodrigues (SOECON), Associação de Capacitação e Instrução de Economia Solidaria do povo (ACIESP).

São atendidos no Parque Ayrton Senna, 104 alunos; na Aciesp, 27 alunos; Parque Jacques da Luz, 90 alunos; Associação Amigos da Criança e do Adolescente (ACA), com 71 alunos; e Sociedade Educacional Constantino Lopes Rodrigues, 70 alunos. Nestes locais, as crianças são oportunizadas de participar de aulas regulares, onde aprendem não apenas técnicas de judô, mas também valores essenciais como disciplina, respeito e autocontrole.

O judô não apenas promove a saúde e mental das crianças, mas também contribui para o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais. A prática esportiva regular também ajuda a combater o sedentarismo e a promover um estilo de vida ativo desde a infância.

Francisca Simone da Silva, mãe de Lucas Borges, 11, e Letícia Borges, 10, que fazem judô no Parque Ayrton Senna, comenta sobre como a modalidade está ajudando seus filhos. “O esporte ajuda muito as crianças se socializarem com o grupo, além de eliminar o sedentarismo na vida deles, acredito muito que a disciplina do esporte tem ajudado muito eles serem responsáveis com outras atividades do dia a dia”.

A mãe de Luiz Soares, 10, e Ana Soares, 7, Cristiani Soares, 35, falou o que o esporte tem ajudado na vida de seus filhos. “Eles agora têm disciplina. Melhorou o desenvolvimento na escola, porque o sensei cobra que eles estudem, todo bimestre eles levam o boletim até ele para olhar as notas. Tem respeito com o próximo; bem-estar corporal, cada dia mais o bem-estar emocional fica mais forte, aprendem a lidar com seus medos”.

O judoca Luiz Soares adora o esporte e fala da sua disciplina e como busca responsabilidade para se manter nas aulas. “É importante praticar esportes. Eu tenho sempre que estar com notas boas para poder continuar praticando o judô. E nas aulas não é somente entrar no tatame, temos que estudar sobre o judô também”.

Caike Kelltonny, professor de judô que atende no Parque Jacques da Luz e no Ayrton Senna, em torno de 100 crianças, falou o que a modalidade pode proporcionar as crianças.

“A infância é uma fase complexa, é nesse período que a personalidade da pessoa começa a ser formada. Dessa maneira, introduzir a criança na prática do judô pode trazer benefícios permanentes ao seu comportamento. A disciplina, que é inerente à prática desse esporte, acaba transformando a rotina da criança, muitas vezes melhorando até mesmo o seu rendimento escolar. O treino de judô melhora a socialização e estimula o respeito ao próximo”.

A professora de judô Ana Beatriz Garcia, que atua na Fundação desde 2018, atendendo na Aciesp e Parque Ayrton Senna, com mais de 60 alunos de 07 a 15 anos, ressalta a importância do esporte. “O judô traz benefícios físicos, desenvolve habilidades como: força; velocidade; resistência; equilíbrio; agilidade; flexibilidade; pensamento rápido; coordenação motora, entre outros. Moralmente falando, o judô infantil ajuda na formação da criança como indivíduo, contribuindo em aspectos como a disciplina; cortesia; paciência; autocontrole; sociabilidade; respeito ao próximo; redução da timidez; saber perder e senso de responsabilidade”.

Além das questões psicológicas e comportamentais, o judô é muito benéfico para o desenvolvimento do corpo da criança. A arte marcial contribui com o desenvolvimento psicomotor, além de ser uma ótima forma de prevenção à obesidade infantil.

“O Programa Movimenta, por meio de sua iniciativa de Judô, está desempenhando um papel crucial na promoção da atividade física e no desenvolvimento pessoal das crianças da cidade. Ao oferecer acesso a esportes como o Judô, a Funesp está investindo no futuro da juventude, incentivando hábitos saudáveis e construindo uma comunidade mais ativa e engajada”, ressalta o diretor presidente da Funesp, Maicon Mommad.

Para mais informações sobre como participar, os interessados podem entrar em contato com diretamente com o professor responsável pela a Funesp por meio dos canais oficiais de comunicação.

MovimentaCG

O Movimenta visa ampliar o acesso ao esporte e lazer aos cidadãos com a oferta de atividades físicas e esportivas que contribuam no desenvolvimento da cultura esportiva e do lazer, valorizando a cultura local e oferecendo atividades que atendam às necessidades das comunidades, a partir de experiências que incentivem um estilo de vida ativo, contribuindo para o desenvolvimento humano e sustentável.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS