Judô | Lucas Castro | 29/05/2019 13h56

Clube Sakurá fatura maior número de medalhas de ouro no Regional IV 2019

Compartilhe:

O Clube Sakurá de Judô, de Dourados-MS, foi a equipe sul-mato-grossense que mais trouxe medalhas de ouro do Campeonato Brasileiro Região IV, realizado em Ji-Paraná/RO. Dos 28 ouros da delegação de Mato Grosso do Sul, o clube douradense faturou oito, sendo cinco no naipe feminino e três no masculino.

Nesta edição do torneio regional, os judocas sul-mato-grossenses bateram recorde e garantiram 109 medalhas, das quais 28 foram de ouro, 31 de prata e 50 de bronze. Ao todo, 176 atletas (91 no masculino e 85 no feminino), 12 técnicos e oito árbitros representaram o estado na competição.

Mesmo não ficando em primeiro lugar no quadro geral, Mato Grosso do Sul foi a unidade federativa que mais obteve medalhas. Distrito Federal conseguiu 100 medalhas (35 de ouro, 23 de prata e 42 de bronze), mas, por ter subido mais vezes ao pódio em primeiro lugar, liderou o ranking final.

Confira também: Judô de MS bate recorde e fatura 109 medalhas no Brasileiro Região IV

Para o sensei e um dos responsáveis por comandar o Sakurá atualmente, Jorge Henrique Yamakawa, o número expressivo de medalhas douradas não foi uma surpresa. “Nossos atletas treinam todos os dias. A maioria deles, duas vezes por dia. Nós fomos preparados para fazer nossa parte e conquistar muitas medalhas, para ajudar nosso estado. Lógico que ficamos muito feliz em obter tantos ouros, mas tristes por termos ficado em segundo lugar na classificação geral”, disse ao Esporte Ágil.

Judocas do Sakurá (Foto: Divulgação/Clube Sakurá)

Yamakawa é esposo de Camila Gebara Nogueira, nome constante nas convocações da Seleção Brasileira principal da modalidade. Inclusive, o local dos treinos do clube leva o nome da atleta: Centro de Treinamento Camila Gebara. Para Yamakawa, não só a denominação do CT, mas também a participação de Camila nos treinos é essencial para o desenvolvimento dos judocas.

“Ela dá muita força, conversa com os alunos, me ajuda nas aulas e treina com todos, desde crianças, até adultos. É um ponto muito forte, que influenciou bastante nossos atletas no desempenho em Ji-Paraná. Ela tem um parcela muito grande nesta conquista”, revelou Yamakawa.

Delegação do clube (Foto: Divulgação/Clube Sakurá)

Jorge Yamakawa comentou ainda a rivalidade existem entre os clubes de Mato Grosso do Sul. Na Cidade Modelo, por exemplo, um dos principais adversários é a Associação Cano de Judô. “Essa rivalidade é maravilhosa e sadia. Os atletas querem ser campeões, mas nunca por meio de uma luta ilegal. Nós, como técnicos, temos um relacionamento muito bom entre si e isso se fortalece cada vez mais o judô do estado”.

O clube

O Clube Sakurá de Judô iniciou suas atividades em 1991. A agremiação esportiva foi fundada pelos senseis Eduardo Hashinokute e Moacir Takeo Kawamoto. De acordo com o clube, os treinamentos foram sempre, e ainda são, baseados em técnica e respeito.

Por motivos pessoais, os idealizadores do Clube Sakurá de Judô precisaram se mudar da cidade de Dourados, mas não deixaram seu atletas na mão. Eles convidaram outros senseis para assumirem os treinamentos e administrarem o clube em si. Foi, neste cenário, que surgiram os senseis Jalmo Pires e Sergio Albe de Souza.

Atualmente, o sensei Sergio ainda é o responsável pelo Clube Sakurá de Judô. Agora, os senseis (kandi) Carlos Américo Perazolo Yamakawa, Hugo Takahachi Shinma e Jorge Henrique Perazolo Yamakawa dão os treinos para a turma infantil do Clube Sakurá de Judô com a supervisão de Sergio.

Camila Gebara e Jorge Yamakawa (Foto: Arquivo/FJMS)

Em julho de 2010 o clube passou por uma reforma, que renovou e modernizou seu Dojô (local de treinamento). Como todo clube de judô do estado, em outubro de 2011, o Sakurá realizou a primeira edição do Festival Sakurá de Judô, competição interna, que objetivou proporcionar experiência aos atletas. Em dezembro do mesmo ano, realizou o segundo Festival.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS