Judô | Da redação/com Assessoria | 14/08/2013 06h38

Após bronze no mundial, Layana Colman é recebida com festa em aeroporto

Compartilhe:
Luta que deu à Layana Colman a medalha de bronze do Mundial Sub-18 2013

Campo Grande (MS) - O aeroporto de Internacional de Campo Grande foi palco na tarde desta terça-feira, 13, de uma grande festa para a recepção da atleta Layana Colman, que trouxe na bagagem a primeira medalha recebida em um mundial de Judô por uma atleta de Mato Grosso do Sul.

Amigos, colegas de treinamento, familiares e membros da Confederação de Judô do Estado, estiveram presentes e fizeram muito barulho para comemorar a chegada de Layana.

Visivelmente emocionada, Layana comentou que as pessoas que estavam ali conhecem muito de sua luta e fazem parte de sua história. Ela lembrou a importância do incentivo dos pais aos filhos que querem iniciar no esporte e deu ênfase na importância do apoio e patrocínio do poder publico e do setor privado. “Nós podemos muito mais, podemos trazer mais medalhas, temos grandes nomes esperando pela oportunidade de serem revelados e para isso, é preciso mais incentivo”, cobrou.

A medalha inédita foi conquistada no Mundial Sub-18 de Judô, em Miami no final de semana, 10 e 11, na categoria leve (até 52kg). Naquela disputa, a sul-mato-grossense venceu três lutas por Ippon para chegar ao pódio. A atleta começou em “stand by”, algo que conseguiu após ser campeã pan-americana em Buenos Aires. Na segunda rodada, a jovem fez sua primeira luta, enfrentando a russa Sofia Chistanova. No combate seguinte, Layana não resistiu ao ritmo imposto pela japonesa Chishima Maeda.

Na repescagem, porém, dominou a alemã Katjia Stiebeling, que acabou sendo desclassificada (Hansoku-make) por um movimento ilegal. Em sua luta decisiva para subir ao pódio, novo triunfo, desta vez contra a bielorrussa Ulyana Minenkova.

Aos 17 anos, Layana já possui um respeitável leque de conquistas, como a medalha de ouro na European Cup Sub-17 de Berlim em 2012, e as de prata e bronze nas etapas de Berlim e Antalya da European Cup, ambas em 2013. Na Bahia, Layana garantiu o título brasileiro Sub-18 e o Pan-Americano da categoria em Buenos Aires.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS