Judô | Com Prefeitura de Dourados | 10/05/2019 09h23

Alunos de escola em Dourados têm aulas de judô

Compartilhe:

Os alunos da Escola Municipal Bernardina Correa de Almeida, localizada na Vila Almeida, estão participando das aulas de Judô Escolar. Cerca de 50 crianças são atendidas nos períodos matutino e vespertino, sob a orientação do professor de Educação Física Jonathan Alex.

O projeto é oferecido pela Secretaria Municipal de Educação, através do Núcleo de Educação Física e Esporte Escolar.

Assim como as crianças, a diretora Eliane Triches comemora a implantação do judô na escola, pois era um anseio e reivindicação muito grande por parte dos alunos e da comunidade local, visto que a unidade escolar já dispunha dos tatames e uniformes.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Educação Física Escolar, professora Mariza Araújo, apesar das dificuldades, a secretaria tem buscando cumprir suas metas na educação, oportunizando a prática de esporte na escola, entendendo a importância das práticas esportivas e atividades físicas para a formação da criança.

Segundo Mariza Araújo, outras escolas também já estão desenvolvendo projetos esportivos, assim como projeto de arte e cultura.

BENEFÍCIOS

O judô é uma arte marcial suave, que usa o corpo como uma alavanca para envolver e imobilizar o adversário, utilizando a força do outro em benefício próprio. Uma das leis desta luta é fazer o mínimo esforço para a máxima eficiência.

Nesta arte japonesa não é permitido empurrar, chutar nem dar socos. O judoca derruba o adversário segurando-o pelo quimono. Um dos grandes benefícios do judô, em que o praticante cai bastante, é aprender a ir ao chão sem se machucar. Aliás, o judô ensina primeiro a cair e depois a derrubar o adversário.

A prática do judô desenvolve o corpo; a agilidade, equilíbrio, velocidade, coordenação e a flexibilidade; a disciplina; a capacidade de analisar a realidade que o cerca; e desenvolve os valores como honestidade, humildade, solidariedade e respeito.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS