Jogos Escolares | Com Fundesporte | 07/05/2019 12h30

Participação de equipes nos Jogos Escolares da Juventude cresce mais de 300% nos últimos anos

Compartilhe:

A competição mais esperada entre os alunos-atletas de Mato Grosso do Sul já tem data marcada para começar. De 16 a 26 de maio, começa a temporada 2019 dos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul.

Daqui a 10 dias, o município de Três Lagoas irá receber as 48 delegações representantes de diversos municípios do Estado, inscritas na primeira etapa da seletiva estadual.

Nesta primeira fase, estarão na disputa as equipes de futsal, voleibol, handebol e basquetebol, reunindo cerca de 2 mil pessoas, de membros da organização a atletas e técnicos.

De acordo com o diretor-presidente da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), Marcelo Miranda, os jogos estaduais que, anteriormente, eram realizados num só evento, devido ao grande número de adesões, tanto nas modalidades coletivas como nas individuais, teve de ser fracionado.

“Quando iniciamos com a nova reformulação dos jogos escolares, observamos vários pontos que precisavam de uma atenção especial, como por exemplo o atendimento com qualidade aos técnicos e atletas participantes. Para atender essa necessidade, nas últimas quatro edições dos jogos, as delegações não precisaram mais ficar em alojamentos, passamos a utilizar a estrutura hoteleira, que atende todas as equipes que participam dos jogos, montamos um centro de convivências, na qual são feitas as refeições, atividades culturais e de interação entre os jovens. Também realizamos ações sociais e ambientais, partindo da conscientização do atleta. A partir dessas modificações, observamos a maior motivação dos jovens, o treino com mais afinco, ampliação dos esforços nos estudos, na escola e em casa, para participar da seletiva”, afirmou Miranda.

“Os pais se sentem mais seguros ao deixar os filhos ficarem fora de casa durante os cinco dias de competição, sabendo que serão tratados dignamente”, complementou o diretor-presidente.

No gráfico abaixo, pode-se observar em números a evolução dos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul:

Planilha – Evolução dos Jogos Escolares da Juventude de MS

Planilha – Quantidade de municípios participantes dos jogos por modalidades

Gráfico – 2015 a 2019

Gráfico – 2015 a 2019 (quantidades de equipe)

"Ano passado eles ganharam e foi muito emocionante, mas o que ficou evidente foi a estrutura e seriedade como foi realizado o campeonato. Meu filho disse que se sentiu verdadeiramente um atleta, pelo excelente atendimento. Disse que tudo era de muita qualidade, desde a chegada, no hotel, café da manhã, almoço e janta, foi muito elogiado. Era emocionante chegar para jogar, todos estavam motivados e participando juntos. Uma pluralidade de modalidades. Isso muda a vida de uma criança, eles começam a querer aquilo, ser participativo na escola, eles estão muito empolgados para mais essa nova etapa, a estrutura mexeu muito com o entusiasmo nas escolas”, apontou Zuleica.

"Foi a medalha mais linda que recebi, em 6 anos que jogo futsal, o campeonato mais esperando e que realmente tem relevância para participar, deu a oportunidade de sonhar com um futuro no esporte, como Pan-Americano e as Olimpíadas”, completou, Victor Elias, integrante do time da Funlec de futsal, campeão na edição 2018, na categoria de 12 a 14 anos.

De 16 a 20 de maio, as equipes de futsal de 15 a 17 anos entram em cena e, na sequência, de 21 a 26 de maio, os times de voleibol, handebol e basquete, iniciam as disputas.

Na categoria de 12 a 14 anos, as competições serão realizadas a partir de junho, começando pelas coletivas, e seguindo com as individuais no próximo semestre.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS