Jogos Escolares | Com Fundesporte | 04/11/2022 12h01

JEB’s: MS brilha na estreia dos esportes de luta e conquista medalhas

Compartilhe:

A quinta-feira (3), segundo dia de Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s) 2022, no Rio de Janeiro (RJ), foi de conquistas para Mato Grosso do Sul nos esportes de luta. No judô, karatê e taekwondo, os atletas sul-mato-grossenses se sobressaíram e faturaram oito medalhas, das quais duas são de ouro, uma de prata e cinco de bronze. A delegação estadual é organizada e chefiada pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Fundação de Desporto e Lazer (Fundesporte).

O principal destaque do dia foi o judô. Ao todo, Mato Grosso do Sul alcançou cinco medalhas na modalidade, todas na Série Ouro. André Lucas Dodero participa pela segunda vez dos JEB’s e na edição de 2021 foi o único medalhista do judô, ficando com o bronze. Agora, o judoca do Colégio Bionatus, de Campo Grande, sagrou-se campeão, pela categoria meio-leve (-44 kg).

De Itaporã e estudante da Escola Estadual Antonio João Ribeiro, Vitória Martini ficou com a prata, também na meio-leve (-44 kg). As demais medalhas foram de bronze, asseguradas pelos campo-grandenses Kauã Yonaha, da E.E. Coração de Maria (ligeiro, -40 kg); Guilherme Canéppele, da Escola General Osório (leve, até 48 kg) e Rafaela Rocha, da E.E. Orcírio Thiago de Oliveira (leve, -48 kg).

No karatê, Kauã Alves Katrink subiu ao lugar mais alto do pódio pelo estilo kumitê (combate), até 63 kg, na Série Prata. O carateca é estudante da E.E. Braz Sinigáglia, de Batayporã. Já na Série Ouro, Thomas Kobayasha, do Colégio Salesiano do Bosco, de Três Lagoas, terminou na terceira colocação, no estilo kata (simulação real de luta, sem contato físico). O taekwondo também medalhou. Representando o município de Sonora, Jheferson Glaciel da Silva (foto de capa), da E.E. Comandante Maurício Coutinho Dutra, conquistou a medalha bronzeada, competindo na categoria até 61 kg.

O futsal masculino sul-mato-grossense também fez sua estreia nos JEB’s. Os meninos do Colégio Oswaldo Tognini – Funlec, da capital, não tiveram dificuldades e venceram a E.E. Indígena São Sebastião do Cailã, de Roraima, por 7 a 1. O feminino, por outro lado, representado pela E.M. Adriano Pires (Paranhos), foi goleado por 5 a 0 pelo Colégio Frei Antônio, do Tocantins.

No basquetebol, uma derrota e uma vitória. Em confronto emocionante, a Escola de Educação Cativante, de Rio Brilhante, venceu de virada o Colégio Marista Nossa Senhora de Nazaré, do Pará, pelo placar de 43 a 40. Já as meninas Educandário Santa Clara/Preve Objetivo sofreram revés contra o Colégio Santa Emília, do Pernambuco, por 34 a 14.

Ana Beatriz Sanches e Beatriz Sandim, da Escola Sesi, de Campo Grande, chegaram ao segundo triunfo no vôlei de praia e seguem para buscar o pódio na Série Ouro. A dupla sul-mato-grossense superou a Escola Nilton Lins, do Amazonas, com tranquilidade. O placar foi de 2 sets a 0 (21x8 e 21x3).

E tem atleta da ginástica artística classificado para as finais, que acontecerão nesta sexta-feira (4). No individual geral, Brian Colombelli, da E.M. Consulesa Maksoud Trad (Campo Grande) vai em busca de medalhas em três aparelhos: argolas, solo e mesa de salto, pela Série Ouro. André Longo, da E.M. Dr. Tertuliano Meirelles (Campo Grande) também se classificou e vai disputar a final, pela Série Bronze, do solo e na mesa de salto. No feminino, a ginasta Ana Luiza Reis, do Sesc Escola Horto (Campo Grande), classificou-se para a decisão da mesa de salto e do solo, na Série Bronze.

Os JEB’s

O evento, voltado a estudantes-atletas na faixa etária de 12 a 14 anos, segue até 15 de novembro, e ainda terá na programação mais oito modalidades: atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, handebol, natação, tênis de mesa, voleibol e wrestling (luta olímpica). A novidade para essa edição é a inserção de modalidades demonstrativas como o surfe, skate e o breakdance.

Somando-se todas as etapas da competição, a delegação de Mato Grosso do Sul conta com 257 pessoas, sendo 202 atletas, 35 técnicos, nove auxiliares técnicos, nove oficiais e dois fisioterapeutas. Os demais blocos são: 5 de novembro (tênis de mesa); 8 de novembro (ciclismo, natação, atletismo, atletismo adaptado, badminton, handebol, voleibol) e 9 de novembro (wrestling e ginástica rítmica).

O principal palco de disputas é o Parque Olímpico da Barra da Tijuca. A Universidade da Força Aérea (Unifa) e o Complexo Esportivo de Deodoro também receberão a garotada. Todas as emoções dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2022 serão transmitidas ao vivo pelo canal oficial da CBDE no YouTube (clique aqui para acessar).

Confira todas as medalhas asseguradas por Mato Grosso do Sul até agora nos JEB’s 2022:

OURO

André Lucas Dodero (Colégio Bionatus – Campo Grande), no judô – meio-leve (-44 kg), na Série Ouro

Kauã Katrink (E.E. Braz Sinigáglia – Batayporã), no karatê – estilo kumitê -63 kg, na Série Prata

PRATA

Vitória Martini (E.E. Antonio João Ribeiro – Itaporã), no judô – meio-leve (-44 kg), na Série Ouro

BRONZE

Kauã Yonaha (E.E. Coração de Maria – Campo Grande), no judô – ligeiro -40 kg), na Série Ouro

Guilherme Canéppele (Escola General Osório – Campo Grande), no judô – leve -48 kg), na Série Ouro

Rafaela Rocha (E.E. Orcírio Thiago de Oliveira – Campo Grande), no judô - leve -48 kg, na Série Ouro

Thomas Kobayasha (Colégio Salesiano Dom Bosco – Três Lagoas), no karatê – estilo kata, na Série Ouro

Jheferson Glaciel da Silva (E.E. Comandante Maurício Coutinho Dutra – Sonora), no taekwondo – categoria até 61 kg

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS