Jogos Escolares | Da redação | 23/09/2016 14h24

Após título heroico, basquete da Funlec mira pódio na etapa nacional

Compartilhe:
Basquete masculino do colégio desbancou os favoritos de Ponta Porã em uma final eletrizante. Basquete masculino do colégio desbancou os favoritos de Ponta Porã em uma final eletrizante. (Foto: Divulgação)

Após arrancar uma vitória heroica e conquistar o título dos Jojums (Jogos da Juventude de Mato Grosso do Sul) no último dia 13, a equipe de basquetebol masculino da Funlec já tem uma nova meta: quer ficar entre as três melhores do Brasil na etapa nacional dos jogos, marcada para o mês de novembro em João Pessoa (PB).

“Acredito que, apesar de ter estados na segunda divisão bem mais evoluídos esportivamente falando, nossa equipe é muito boa. Temos condições, sim, de ficar entre os três, mesmo tendo Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Maranhão como adversários. São estados que têm equipe jogando as melhores ligas do Brasil. Nossa equipe está em um nível bacana, e se todos estiverem 100% fisicamente, sem lesões, podemos conseguir um bom resultado”, afirma o técnico Dirceu Fernando, que comanda as equipes de basquete da Funlec.

A classificação para os jogos nacionais veio de forma dramática. Na final, disputada contra o Colégio Total de Ponta Porã, na casa do adversário, a vitória veio nos minutos finais: 50 a 49. Ponta Porã era, inclusive, a atual tetracampeã do torneio, deixando o vice nas quatro edições anteriores justamente para o time de Campo Grande. O time dono da casa tinha ainda atletas egressos do Fernando Saldanha, campeão de 2015.

“A equipe deles era favoritíssima a ganhar mais uma vez. Jogaram em casa, com ginásio lotado. Foi um jogo disputadíssimo”, lembra o treinador.

O equilíbrio foi a tônica da final. No primeiro período, Campo Grande terminou vencendo por 16 a 14. No segundo, Ponta Porã reduziu a vantagem para um ponto: 31 a 30. No fim do terceiro quarto, o jogo estava empatado em 41 pontos. A equipe de Ponta Porã começou a jogar melhor e a 30 segundos do fim vencia por uma diferença de três pontos.

Foi então a hora do capitão da Funlec brilhar. Depois de um pedido de tempo, Vithor, cestinha da partida com 17 pontos, recebeu uma bola na lateral, girou e arremessou da linha dos três, igualando o jogo. O time de Ponta Porã perdeu um ataque e fez falta em Vithor, que acertou um lance livre, decretou a virada e garantiu a medalha de ouro.

 

Outro destaque do torneio, lembra Dirceu, foi o ala-armador Geovane, que jogou machucado. “Eles estava 50%, com lesão no joelho, mas mesmo assim fez a diferença na partida. Teve jogos que não jogou, optamos por poupá-lo. Na final, jogou os 40 minutos e foi decisivo”, destaca.

A Escola Raul Sans de Matos/Funlec também foi a campeã dos Jojums nos torneios femininos de basquete e de futsal e no masculino de handebol. É a instituição de ensino com mais equipes representando Mato Grosso do Sul nos Jogos Escolares da Juventude – etapa 15 a 17 anos.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS