Jiu-Jitsu | Da redação/com Assessoria | 08/10/2013 10h58

Direito de resposta à Liga Sul-mato-grossense de Jiu-Jitsu

Compartilhe:

Em razão da matéria publicada no site Esporte Ágil em 3 de outubro de 2013, foi solicitado direito de resposta por membros da Liga Sul-mato-grossense de Jiu-Jitsu.

A resposta reproduzida abaixo está na íntegra e é de responsabilidade do(s) remetente(s) da mensagem.

Informamos que o conteúdo deste artigo distorce a realidade das leis e condutas do esporte.

Esclarecemos que esta "suposta liga", citada na matéria é a Liga Sul Matogrossense de Jiu Jitsu fundada em 20 de dezembro de 2.000, conforme registro de fundação no 4º Serviço Notarial e Registral de Títulos e Documentos, registrado sob nº 22.188 do livro A 42, em 08/03/2001, E ESTATUTO SOCIAL registrado no 4º Serviço Notarial e Registral de Títulos e Documentos, sob nº 22.189 do livro A 42, em 08/03/2001, dessa forma informamos que é a entidade mais antiga do Jiu Jitsu Sul Matogrossense, sendo presidida pelo prof. Claudionor Cardoso, Faixa Preta 4o Grau registrado e filiado junto a Confederação Brasileira de Jiu Jitsu e Federação Internacional de Jiu Jitsu, (diploma em anexo), sendo dos representantes das entidades do jiu jitsu local o único diplomado, a LSMMJ é uma entidade filiada a CBJJ, Confederação Oficial de Jiu Jitsu, desde sua origem .

Esclarecemos que não existem 3(três) federações de Jiu Jitsu mas somente 1 (uma), pois as demais 2(duas) Federações de Jiu Jitsu (genéricas)  FJJEMS e FJJDMS recebem a denominação (Esportiva e Desportiva), não tem vinculo e nenhum reconhecimento da Confederação Oficial da modalidade, que é a IBJJF/CBJJ, portanto nem podem administrar ou manifestar-se pelo JIU JITSU, somente a FSMJJ que é filiada a IBJJF/CBJJ poderia se manifestar a imprensa, mas a FSMJJ NÃO está com sua administração oficializada e a devida posse registrada, nem seu ESTATUTO atualizado dentro das novas exigências da lei esportiva  (se é desse estatuto que estão se referindo), pois todo o processo de eleição foi irregular e já estamos encaminhando uma NOTIFICAÇÃO para que esta diretoria apresente toda a documentação e o trâmite de eleição dentro das normas estatutárias, portanto o sr. Gerson dos Santos nem está no direito de se pronunciar como presidente da entidade, mesmo assim, se tivesse, não tem alcance legal para isso, conforme esclareceremos logo abaixo.

Outro fato que depõe contra esta matéria é quanto a o foco e o objetivo do mesmo pois de qual estatuto estão falando? caso não saibam as entidades são independentes, desde a criação da Lei Pelé LEI Nº 9.615, DE 24 DE MARÇO DE 1998.

Art. 13. O Sistema Nacional do Desporto tem por finalidade promover e aprimorar as práticas desportivas de rendimento.

Parágrafo único. O Sistema Nacional do Desporto congrega as pessoas físicas e jurídicas de direito privado, com ou sem fins lucrativos, encarregadas da coordenação, administração, normalização, apoio e prática do desporto, bem como as incumbidas da Justiça Desportiva e, especialmente:

Parágrafo único.  O Sistema Nacional do Desporto congrega as pessoas físicas e jurídicas de direito privado, com ou sem fins lucrativos, encarregadas da coordenação, administração, normatização, apoio e prática do desporto, bem como as incumbidas da Justiça Desportiva e, especialmente: (Redação dada pela Lei nº 12.395, de 2011).

I - o Comitê Olímpico Brasileiro-COB;

II - o Comitê Paraolímpico Brasileiro;

III - as entidades nacionais de administração do desporto (Confederações);

IV - as entidades regionais de administração do desporto (Federações);

V - as ligas regionais e nacionais;

Portanto a criação, operação e regulamentação da Liga Sul Matogrossense de Jiu Jitsu é legal e independente de qualquer Federação existente, tendo sua administração e estatuto próprio.

A Liga Sul Matogrossense de Jiu Jitsu é parceira e mantenedora das Associações ARENA FC de Jiu Jitsu, Associação Ponta Poranense de Jiu Jitsu, Federação de Submission do MS (todas legalmente registradas e com CNPJ) e mais 31 equipes vinculadas ao núcleo da SUPERLIGA MS DE JIU JITSU (http://www.mslutas.com.br/jiujitsu).

As entidades e equipes são participantes das atividades do GRUPO MSLUTAS, do qual sua organização promove o TOUR MS DE JIU JITSU - SUPERCAMPEONATO ESTADUAL, "suposto torneio" citado na matéria "Segundo os dirigentes, algumas ligas e associações estão promovendo campeonatos sem a devida licença das instituições representativas do Jiu-Jitsu." .. peguntamos aos tais dirigentes:

1. De qual estatuto estão se referindo?

2. Qual o amparo legal para exigir licenças e discriminar suas associações e equipes ao exercício de promover e participar dos torneios da Liga?

3. Por qual motivo entidades alheia ao Jiu Jitsu (oficial) estão se manifestando de assuntos fora de suas competências?

É estranho o comentário destes dirigentes se referindo que esta "UNIÃO" é em prol da modalidade .. "De acordo com os dirigentes, a união das entidades esportivas visa o crescimento da modalidade no Estado", como isso é possível??? se já há um racha, pois são administrações e interesses diferentes, todas as pessoas sérias do esporte sabem que quando se cria uma nova federação com praticantes da mesma modalidade, usando nomes diferentes nunca é para somar, já foi caracterizada o desrespeito as normas e condutas da entidade primeira, essa contradição nos leva a crer que estes dirigentes nem sabem o que estão falando, são pessoas amadoras que imaginam que estão ajudando o desenvolvimento do jiu jitsu.

atenciosamente,

Prof. Thiago Nunes Cardoso, Faixa Preta registrado na CBJJ
Coordenador Geral da SUPERLIGA MS DE JIU JITSU
Presidente da Associação ARENA FC de Jiu Jitsu

Prof. Claudionor Cardoso, Faixa Preta 4o Diplomado pela CBJJ
Presidente da Liga Sulmatogrossense de Jiu Jitsu

Prof. Carlos André Marinho, Faixa Preta 1o Grau registrado na CBJJ
Pres. Federação de Submission do MS
Diretor Técnico da SUPERLIGA MS DE JIU JITSU

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS