FSMH realiza etapa do Ranking de Salto em Hipismo na Capital
O calendário do hipismo estadual será retomado neste final de semana, após a paralisação das atividades esportivas por conta do novo coronavírus (Covid-19). A Federação Sul-Mato-Grossense de Hipismo (FSMH) realiza, nos dias 21 e 22 de novembro, a segunda etapa do Ranking de Salto, no haras Manege da Figueira, em Campo Grande.
Ao todo, o evento receberá 60 conjuntos (par formado por cavalo e cavaleiro/amazona), distribuídos em seis categorias, reunindo crianças, jovens e adultos. De acordo com a FSMH, participarão da etapa cavaleiros e amazonas com idades entre seis e 60 anos, entre civis e militares, dos municípios de Campo Grande, Dourados e Ponta Porã.
As provas acontecem serão divididas pela altura dos obstáculos: 40, 60, 80 e 90 centímetros, que correspondem à categoria Escola, e 1 metro, 1,10m, 1,20m, 1,30m e 1,40m. O presidente da FSMH, Geraldo de Almeida Pereira, explica que as disputas sempre ocorrem em dois formatos. Basicamente, vence quem concluir o percurso com obstáculos no menor tempo, com menos faltas.
“Nas provas cronometradas, o competidor tem que completar o percurso no menor tempo, com o menor número de faltas. Ao derrubar uma vara do obstáculo, o competidor é penalizado com quatro pontos. Já nas provas de tempo ideal, válidas pela categoria Escola, a pista é medida e se estipula um tempo para concluir o percurso. Quem mais se aproximar desse tempo, ganha a prova”, detalha o dirigente. Os competidores terão pela frente de oito a 12 obstáculos, dependendo de cada prova.
De acordo com Pereira, para encontrar o “tempo ideal”, é necessária a aplicação de um cálculo, na regra de três simples: mede-se a extensão do percurso, multiplica por 60 segundos e divide por 350 metros por minuto, velocidade imposta pela Confederação Brasileira de Hipismo (CBH).
A primeira etapa foi realizada nos dias 7 e 8 de março, no haras da Equipe GF de Hipismo, também na Capital. A FMSH pretende realizar a terceira e última etapa da temporada 2020 no mês de dezembro, com a data a ser definida. Anualmente, quatro conjuntos representam Mato Grosso do Sul no Campeonato Brasileiro. Vão automaticamente à competição nacional os dois primeiros colocados do Ranking de Salto da federação, somando-se a pontuação de todas as etapas, além do vencedor do Campeonato Estadual de Salto. A quarta vaga é subjetiva, decidida pela comissão técnica da FSMH.
O evento não será aberto ao público e somente será permitida a entrada de atletas, proprietários de animais, treinadores, veterinários e demais membros do estafe. Não haverá cerimônia de pódio, para evitar o contato entre cavaleiros e amazonas. A premiação, portanto, será individual.
-
São Paulo/Barueri vence clássico na Superliga Feminina
São Paulo/Barueri vence clássico na Superliga Feminina 2020/21
-
Lincoln deve se transferir do Flamengo para o Vissel Kobe
Lincoln deve se transferir do Flamengo para o Vissel Kobe
-
Mundiais da base do pentatlo moderno alteram data das competições
Mundiais da base alteram data por conta da pandemia
-
Sidrolândia terá implantação de Programa de Práticas Esportivas
Projeto inclui futebol de campo, futsal, escolinha de goleiros, atletismo, aerohiit, fitdance kids, zumba e jiu-jítsu.
PARCEIROS


- Sábado, 16 de Janeiro de 2021
- Futsal Juventude AG anuncia ala Pimpolho, campeão ao lado de Falcão Com foto Com vídeo
- Futebol Vasco e Coritiba fazem duelo da parte de baixo da tabela Com foto Com vídeo
- Tênis Equipe Paz AABB conquista o Interclubes de Tênis 2020 Com foto Com vídeo
- Futebol Veríssimo é vendido ao Benfica, mas joga final da Libertadores Com foto Com vídeo
- Handebol Brasil empata na estreia do Mundial, mesmo com desfalques Com foto Com vídeo
- Vôlei São Paulo/Barueri vence clássico na Superliga Feminina Com foto Com vídeo
- Futebol Palmeiras e Grêmio empatam na abertura da 30ª rodada Com foto Com vídeo
Tweets de @esporteagil