Handebol | Da redação | 12/02/2005 10h49

Presidente da CBHb retorna ao Brasil otimista com o Mundial

Compartilhe:

A Seleção Brasileira de Handebol Adulta Masculina cumpriu seu primeiro compromisso do ciclo 2005-2008 terminando em 19º lugar no Campeonato Mundial da Tunísia, encerrado esta semana com a vitória da Espanha sobre a Croácia. De volta ao Brasil, após o encerramento da competição, o presidente da Confederação Brasileira, Manoel Luiz Oliveira, que participou do evento como oficial da federação internacional, avaliou a organização como surpreendente. Além disso, para o dirigente o Brasil deu um grande passo e mostrou que ainda possui muito potencial a ser explorado.

Oliveira, que já participou da organização de outros Mundiais de diversas categorias e também de Jogos Olímpicos ficou surpreso pelo alto nível da competição. "Foi realmente surpreendente. O Mundial da Tunísia bateu todos os índices, como por exemplo, o de interesse televisivo, já que foi transmitido para diversos países. O nível técnico da competição também cresceu. As disputas estão cada vez mais acirradas. Foi tudo muito bem estruturado. O público também compareceu em peso durante toda a competição. O ginásio onde foi disputada a partida final tinha capacidade para 14 mil pessoas e contou com um grande número de torcedores. Isso também demonstra o crescimento do handebol no cenário mundial", descreveu.

Quanto ao resultado, o presidente contou que a Espanha, atual campeã olímpica, surpreendeu por ter trocado grande parte dos atletas que compunham a equipe nos Jogos Olímpicos, mesmo após um resultado tão bom. "Eles fizeram uma grande renovação da equipe, assim como nós. Trocaram muitos jogadores e também o técnico. Depois de mais de 60 anos, o país conseguiu conquistar o título mundial, demonstrando seu crescimento. Já a Croácia entrou com a mesma formação das Olimpíadas. Na minha avaliação, os dois times mereceram chegar à final."
Sobre a participação do Brasil na disputa, Oliveira avalia como positiva, pois os brasileiros conseguiram subir três posições na classificação com relação ao último campeonato.

"Neste Mundial, o técnico Washington Nunes optou por levar uma equipe nova, em que cerca de 80% dos atletas estão integrando a seleção adulta pela primeira vez. Se nós fizermos uma comparação com a Argentina, uma das grandes concorrentes do Brasil no Pan-Americano, eles ficaram uma posição na nossa frente e levaram o mesmo time, formado por jogadores experientes. O Brasil ainda pode crescer muito, porque disputou o campeonato com um grupo novo e que ainda tem muito potencial a ser explorado, além disso, ainda poderá contar com outros jogadores que não integraram o time neste Mundial", enfatizou.

Ainda durante este ciclo olímpico, a Seleção Masculina irá disputar o Campeonato Pan-Americano de Handebol, título ainda não conquistado pelos brasileiros. Mas a grande meta do grupo é o bi-campeonato dos Jogos Desportivos Pan-Americanos, em 2007, que garante a classificação para as Olimpíadas de Pequim, em 2008.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS