Handebol | Da Redação/Com Gazeta MS | 22/09/2011 10h32

Inscrições para curso de arbitragem de handebol continuam abertas

Compartilhe:

Dourados (MS) - Com distribuição de 50 camisetas para os 50 primeiros inscritos, o curso de arbitragem de handebol continua aberto na cidade de Dourados ao custo de 60 reais por pessoa.

As inscrições  serão encerradas no dia 27 de outubro e a pessoa interessada poderá procurar por Antônio Carlos Barbosa, o “Kaká” no Departamento de Esportes da FUNCED das 7h30 as 11 e das 13 às 17 horas.

O curso que será de 20 horas e expedido certificado está marcado para acontecer de 28 a 30 de outubro e será ministrado pela professora Valdinéia Lopes de Oliveira, da CBH (Confederação Brasileira de Handebol).

“Kaká” explica para a reportagem que o curso é uma realização do DEC (Dourados Esporte Clube) e FHMS (Federação de Handebol de Mato Grosso do Sul) e conta com o apoio da FUNCED (Fundação Cultural e de Esportes de Dourados) e UNIGRAN.

Cronograma

Por sua vez, a FHMS liberou o cronograma e após a abertura do curso. No dia 28 de outubro, uma sexta-feira, o curso que será ministrado das 19 às 22 horas, haverá o ensinamento das regras; sendo que a de número 1 sobre a quadra e a 2 a duração da partida, sinal de término da partida e o time-out.

Ainda neste dia de abertura, 28 de outubro, a professora falará sobre a bola, a regra 4 que será sobre a equipe, substituição e equipamentos e a regra 5 sobre o goleiro.

No dia 29, das 8 às 12 horas, os alunos terão ensinamentos da regra 6, que falará sobre a área de gol, enquanto a 7 sobre o manejo de bola e jogo passivo. A regra 8 será sobre falta e conduta anti-desportiva e a 9 sobre o gol e as regras 10, 11, 12, 13 e 14 sobre tiros livres, a saber, saída, lateral, meta, livre e sete metros.

Ainda no dia 29, das 14 às 18 horas, haverá a aplicação dos ensinamentos da regra 15, que será sobre instrução geral para execução dos tiros; 16, as punições; 17, sobre os árbitros, 18 secretário e cronometrista; 19 gestos manuais, avaliações e prática.

No último dia do curso das 8 a 12 horas, serão dadas aulas de conduta de um árbitro; parte prática e em seguida o encerramento.

“Kaká” encerra dizendo que maiores e melhores informações sobre o curso poderão ser obtidas por meio do telefone (67) 3424-5702 ou no Departamento de Esportes da FUNCED que fica no estádio Frédis Saldivar, o “Douradão”.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS