Handebol | Da redação | 02/02/2005 14h03

Brasileiros retornam ao país com o 19º no Mundial

Compartilhe:

A Seleção Brasileira de Handebol Masculino retornou ao Brasil nesta segunda-feira com o 19º lugar do Mundial Adulto na bagagem. O grupo conseguiu melhorar a colocação em relação ao último campeonato, quando terminou em 22º no ano de 2003, e igualar o feito de 2001. A disputa do Mundial é vista apenas como o primeiro passo do ciclo olímpico que inclui os Jogos Desportivos Pan-Americanos, o Pan-Americano de Handebol, o Campeonato Sul-Americano e as Olimpíadas de Pequim, em 2008.
 
O resultado foi interpretado de maneira positiva pela comissão técnica, mas também com um pouco de cautela. "Pensando na classificação geral a gente não ficou feliz, mas levando em conta a rapidez que tivemos que nos preparar, o desempenho foi bom. Fizemos um período bastante curto de treinamentos que incluíram os intercâmbios na Europa. Isto foi muito importante. Não pudemos contar com alguns atletas, como o Bruno Souza, Jaqson e Ale, além do próprio Adalberto, que teve que se desligar da equipe por problemas de contusão. Com eles no grupo teríamos uma maturidade maior", comentou o técnico Washington Nunes.
 
O treinador analisa a fase de treinamentos na França e na Dinamarca como parte um dos fatores decisivos no período pré-mundial. "Dentro deste período, em que fizemos vários jogos com equipes européias, o time teve uma evolução muito significativa. Nós treinávamos sempre duas vezes por dia e sempre procurando alternar com as partidas amistosas e com a análise de vídeos sobre os adversários. Foi um trabalho bastante cansativo."
 
Nunes lembrou que o objetivo maior do Brasil neste ciclo olímpico é a conquista da medalha nos Jogos Pan-Americanos de 2007, no Rio de Janeiro. "Além deste campeonato, que será muito importante, pois garante a vaga para as Olimpíadas de Pequim, temos também a disputa do Campeonato Pan-Americano, que nós ainda não conquistamos, e também o Sul-Americano", finalizou o técnico, que afirma que o trabalho será muito grande e que os brasileiros ficam em desvantagem na força física, mas que pelo primeiro teste, o desempenho tático foi bastante satisfatório.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS