Handebol | Da redação/JG | 20/05/2009 12h33

Brasileiro começa na Capital com equipes bem estruturadas

Compartilhe:

Campo Grande (MS) - Teve início ontem (19) o Campeonato Brasileiro de Handebol Masculino categoria Cadetes, no Ginásio Guanandizão, em Campo Grande. No primeiro jogo, entre Itajaí e Cascavel, a plateia era composta, em sua maioria, por membros da comissão técnica e atletas das outras equipes que vieram participar do torneio.

Durante a partida, técnicos de três equipes bateram um papo com o Esporte Ágil e falaram um pouco de como a modalidade é vista em seus estados. Tião, que assumiu este ano o time da Unimed/UEM, de Maringá (PR), disse que o handebol é um dos esportes mais praticados no Paraná. "Lá, o esporte é bem desenvolvido. Já até ganhamos um Campeonato Brasileiro Júnior", lembra.

Sobre como é praticar a modalidade no país do futebol, ele afirma que isso não é empecilho. "Estamos acostumados com isso. Sempre jogamos futebol juntos. Mas no handebol, vai por paixão mesmo", afirma o treinador, que também não reclama do apoio que o esporte recebe no Paraná. "A Prefeitura apoiou a nossa vinda. Temos uma boa estrutura lá", completa.

O técnico Leonardo, da equipe FME/Campos/Wizard, do Rio de Janeiro, também não reclama do apoio que sua cidade, Campos (RJ), dá ao esporte. "A realidade lá é muito boa. Já disputamos a Liga Nacional até", comenta o treinador, que salienta uma realidade presente não só no Rio de Janeiro, mas também em Mato Grosso do Sul: "Na escola, o handebol é um dos esportes mais praticados lá. Porém, na hora de profissionalizar, os atletas não dão continuidade", lamenta.

Erivaldo, que é técnico da equipe do Comercial, de Campo Grande, afirma que, na medida do possível, a Federação local tem se mobilizado. Para ele, falta apoio das escolas. "As escolas da Capital poderiam incentivar mais as equipes. Hoje, no Estado, a maioria das equipes são formadas por Clube/Escola", lembra o treinador. Ele reúne o Comercial uma vez por semana em Campo Grande para os treinamentos.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS