Handebol | Da redação | 13/01/2011 15h18

Brasil estreiará amanhã no Campeonato Mundial de Handebol

Compartilhe:

Santo André (SP) - O Campeonato Mundial Adulto Masculino de Handebol começa hoje (13), na Suécia, e a Seleção Olímpica do Brasil estreia amanhã (14), às 18h30 (Horário de Brasília), contra a Áustria, com transmissão ao vivo do canal BandSports e do Esporte Interativo. Além das duas equipes, o Grupo B conta, ainda, com Islândia, Hungria, Noruega e Japão. Esses países terão as cidades de Norrköping e Linköping como sedes.

Capitão da Seleção Brasileira, o armador central Léo é um dos mais experientes do grupo. O jogador de 33 anos, nascido em Campo Mourão (PR), disputará seu quinto Mundial Adulto, além de ter jogado outro pela categoria Junior. Mesmo assim, Léo afirma que se sente nervoso às vésperas de mais uma estreia.

"Cada momento é diferente e a ansiedade sempre existe. Jogar um Mundial contra as melhores seleções do mundo é sempre empolgante. É uma oportunidade de tentar evoluir e, cada vez que temos uma chance como essa, precisamos aproveitá-la", disse Léo, que esteve nos Mundiais do Egito (1999), França (2001), Tunísia (2005) e Alemanha (2007).

O jogador acredita que a Seleção Brasileira está preparada para a primeira partida na Suécia. "Fizemos uma boa preparação e agora não temos mais o que fazer em relação a treinamentos. A ansiedade da estreia já começa a bater e temos que pensar, primeiro, em colocar em prática o que viemos treinando. Precisamos estar concentrados em fazer uma boa apresentação. Claro que pensamos em vitória, mas a Áustria é uma equipe com grandes jogadores e sabemos que não será fácil", afirmou Léo.

Outro jogador gabaritado na Seleção Olímpica é o ponta Renato Tupan. Aos 31 anos, o jogador nascido em Maringá (PR) acumula a experiência de ter atuado na Europa durante sete anos. Nesse período, jogou ao lado de dois atletas que terá como adversários neste Mundial: Frank Løke, da Noruega, e Thorir Olafsson, da Islândia.

"Procuro ajudar de alguma forma, principalmente passando para os nossos goleiros as informações sobre as ações que esses jogadores costumam fazer, além dos seus pontos fortes e fracos", disse Tupan, que faz questão de elogiar seu companheiro de posição, Fábio Chiuffa. "Também procuro conversar com o outro ponta direita, que tem apenas 21 anos, mas que acredito que fará um ótimo Mundial, pois tem muito potencial".

Renato Tupan está confiante para a participação do Brasil no Mundial da Suécia. "Espero que a nossa equipe consiga fazer bons jogos e consiga avançar para a segunda fase do campeonato. Acredito que temos reais chances de jogar bem e vencer esse jogo de estreia. Estamos analisando os vídeos e estudando bem o adversário", concluiu Tupan.

No total, o Mundial conta com quatro grupos com seis países cada. No A estão França, Espanha, Alemanha, Tunísia, Egito e BRN. Na chave C se enfrentam as seleções da Croácia, Dinamarca, SRB, Romênia, ALG e Áustria. E no grupo D estão Polônia, Suécia, Coréia, SVK, Argentina e Chile. Três se classificam para a segunda fase, onde todos jogam contra todos. A semifinal será no dia 28 e a final no dia 30 de janeiro.

Jogos do Brasil na primeira fase (Horário de Brasília)
14/01 - 18h30 - Brasil x Áustria
15/01 - 18h00 - Brasil x Islândia
17/01 - 14h00 - Brasil x Hungria
18/01 - 16h10 - Brasil x Noruega
20/01 - 14h00 - Brasil x Japão

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS