Handebol | (Com informações da CBHb) | 18/01/2005 13h32

Brasil estréia dia 23 no Mundial Adulto Masculino

Compartilhe:

A preparação em solo europeu para o Campeonato Mundial Adulto Masculino da Tunísia, que terá início no dia 23, está rendendo frutos na Seleção Brasileira de Handebol. A equipe, que já disputou sete jogos - e venceu um -, está evoluindo a cada dia, de acordo com a Comissão Técnica. No último fim de semana, os brasileiros participaram de um quadrangular diante da Dinamarca, Suécia e República Tcheca. Nesta segunda-feira, a equipe nacional deu início a uma série de três amistosos contra clubes das primeiras divisões das Ligas Dinamarquesa e Sueca.
 
Depois de ficar em quinto lugar no Torneio Preparatório da França, em Paris, a Seleção seguiu para Copenhagen, Dinamarca, e encarou os donos da casa na estréia do quadrangular, na última sexta-feira. O elenco anfitrião não encontrou dificuldades e goleou o Brasil em 41 a 15. "Jogamos mal, não temos o que esconder. Os dinamarqueses deram um espetáculo em todos os momentos: na organização, na torcida e durante o jogo inteiro. Foi um confronto importante para continuarmos aprendendo como fazer", analisou o técnico nacional Washington Nunes. Mas a Seleção também recebeu força das arquibancadas: cerca de 500 brasileiros que residem na Dinamarca levaram bandeiras e camisas com as cores do país. No início do jogo, ainda houve uma apresentação de escola de samba improvisada, com ritmistas e passistas.       
 
Em seguida, a delegação viajou para Malmo, na Suécia, para encarar a Seleção Principal daquele país no sábado. A apresentação, que teve como palco o Ginásio Baltiska Hallen, foi considerada bem melhor pela Comissão Técnica. Os brasileiros foram superados por 34 a 15. "A evolução do grupo de um dia para o outro foi muito alta. Melhoramos bastante, fizemos um bom primeiro tempo, mas as diferenças físicas ainda colocam os europeus em grande vantagem", explicou Nunes. Na opinião do consultor técnico Juan Oliver Coronado, que já foi treinador da Seleção Espanhola, o Brasil pode eliminar muitos erros nos treinamentos. "Faltam algumas correções na defesa e no posicionamento dos atletas, mas, com os trabalhos realizados dia-a-dia, poderemos corrigir estes aspectos."
 
No dia seguinte, no mesmo local, foi a vez da República Tcheca, que saiu vitoriosa por 28 a 14. Novamente a evolução técnica e tática do Brasil foi elogiada pelos membros da Comissão Técnica, porém, Nunes lembrou a importância da regularidade. "Precisamos manter uma constante durante os jogos e diminuir nossas oscilações durante a partida. Estamos evoluindo dentro do esperado, mas temos ainda muito a buscar", frisou o treinador.
 
Na abertura de série de amistosos, diante dos dinamarqueses do Helsinger, os brasileiros foram superados com apenas quatro gols de diferença: 26 a 22. Apesar disso, todos esperavam mais do grupo em quadra. "Não gostei do resultado. Acho que poderíamos ter rendido muito mais, já que as oscilações continuam comprometendo os resultados. Estamos muito próximos de nossa estréia no Mundial, precisamos ser mais regulares", comentou Nunes. O primeiro adversário nacional na Tunísia será a forte Seleção da Noruega. Assistente técnico do Brasil, Iberê Caldas lembrou que toda atenção será pouca no Mundial. "O importante foi ver que o grupo tem consciência de que não fez uma boa apresentação diante do Helsinger e que precisa melhorar. Não podemos nos desconcentrar um minuto sequer, pois no Mundial nossos jogos serão extremamente difíceis e técnicos", concluiu.
 
Jogos da França
Com uma vitória e duas derrotas, a Seleção Brasileira ficou em quinto lugar no torneio preparatório que foi encerrado no dia 8 em Paris, na França. Depois de serem superados por 34 a 17 pela equipe anfitriã, na estréia, os brasileiros ficaram apenas quatro gols atrás da Grécia (27 a 23) e bateram o clube Ivry, tradicional integrante da primeira divisão da Liga Francesa, na prorrogação: 27 a 25 (depois do placar estar empatado em 24 gols no tempo normal).

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS